X

Cotidiano

Moradores do Jóquei ‘fazem rally’ para escapar dos buracos

Problema de desníveis nas vias mais importantes do bairro é antigo e recorrente; Prefeitura de São Vicente afirma que solucionará parcialmente o problema em 30 dias

Rafaella Martinez

Publicado em 10/02/2017 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Transitar pelas ruas e calçadas da Avenida Senador Salgado Filho também é uma missão difícil / Matheus Tagé/DL

Transitar pelas ruas do Jóquei Clube, em São Vicente, tem se tornado um problema para os pedestres e motoristas. Isso porque os buracos dominam a paisagem, seja nas ruas ou nas calçadas. Com recorrentes problemas de alagamentos, os passeios se tornam um perigo quando as vias estão cheias de água. Na rua, os ­motoristas precisam fazer um verdadeiro ‘rally’ para escapar das crateras que dominam boa parte das ­principais avenidas do bairro: a Augusto Severo e a Senador Salgado Filho.

A reportagem do Diário do Litoral esteve no local após a denúncia da munícipe Amanda da Silva. Na última segunda-feira (7), ela precisou ir até o bairro para fazer a prova do Jóquei Instituição Promocional (JIP). Ela conta que durante todo o trajeto o ônibus em que estava “balançava, como se fosse tombar”.

No local, além dos coletivos, carros, lotações e motocicletas precisam desviar a todo instante das inúmeras crateras que margeiam toda a extensão da Avenida Senador Salgado Filho. Por possuir muitas lombadas, o perigo da avenida é ainda maior, uma vez que boa parte dos desníveis estão localizados na descida das lombadas. Moradores relatam que acidentes são comuns na região.

Na Avenida Augusto Severo equipes da Secretaria de ­Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas trabalhavam na ­desobstrução das ­galerias de águas pluviais. Os buracos, no entanto, permaneciam abertos.

A situação de abandono do bairro, que é o terceiro com o maior número de habitantes do município, se arrasta há meses. O assunto já foi tema de uma reportagem do Diário do Litoral em novembro passado.

‘Problema estará parcialmente solucionado em 30 dias’

Durante os serviços de limpeza nas galerias, a reportagem conversou com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Leo Santos. Ele afirmou que o término dos serviços de limpeza e a pavimentação parcial das principais vias do Jóquei Clube acontecerão em 30 dias.

“É impossível resolver o problema do buraco sem resolver a questão da água, que está represada na região. Estamos recuperando a rede de galerias e fazendo limpezas nos canais. Esses trabalhos na região do Jóquei e Sambaiatuba tiveram início no último domingo. Queremos em 30 dias mudar a cara do bairro, no que diz respeito a alagamentos, buracos e lixo, deixando a avenida transitável da melhor forma possível”, destaca o secretário.

De acordo com o diretor da Codesavi, Ulises Garavatti, a Operação Tapa-Buracos está sendo feita desde o começo do ano nos principais anéis viários da cidade. “Começamos pela Frei Gaspar, por ser uma via importante e extensa. Depois fomos para a Antônio Pedro de Jesus e Francisco Bensdorf. Na Castelo Branco já demos uma ajeitada e a próxima é a Salgado Filho. Depois vamos para a Carijós e para a Don Duarte da Costa”, enfatiza.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter