X

Cotidiano

Minuta do Plano de Desenvolvimento Integrado é aprovado pelo Condesb

Por intermédio da Subsecretaria Estadual de Assuntos Metropolitanos, a proposta segue para a assessoria jurídica do Governo de São Paulo

Da Reportagem

Publicado em 29/11/2017 às 11:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A proposta segue para a assessoria jurídica do Governo de São Paulo. Sairá do Executivo na forma de projeto de lei para ser votado na Assembleia Legislativa / Divulgação

O Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) aprovou na manhã de ontem, em Mongaguá, a minuta de projeto de lei que institui o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da região. Por intermédio da Subsecretaria Estadual de Assuntos Metropolitanos, a proposta segue para a assessoria jurídica do Governo de São Paulo. Sairá do Executivo na forma de projeto de lei para ser votado na Assembleia Legislativa.

Vale lembrar que o Estatuto da Metrópole (Lei Federal 13.089/2015) determina que todas as regiões metropolitanas e aglomerados urbanos do país elaborem seus respectivos planos de desenvolvimento regional, a serem transformados em lei estadual, até janeiro de 2018.

A proposta da Baixada foi elaborada com a participação da sociedade civil. O processo incluiu oficinas e audiências públicas (nos nove municípios) e a participação de entidades de classe, associações e organizações não-governamentais: 15 representantes foram eleitos em encontro regional, no final de setembro, para participar da fase final de elaboração da minuta. O trabalho foi feito dentro da Câmara Temática de Planejamento do Condesb, que reúne técnicos da Agência Metropolitana (Agem), das nove prefeituras e de órgãos estaduais.

“É um trabalho exemplar realizado por técnicos que se dedicaram no cumprimento daquilo que decorre do Estatuto da Metrópole e estabeleceram um canal de debate importantíssimo com a população”, afirmou o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita.

A minuta estabelece diretrizes gerais para o desenvolvimento regional integrado, considerando, entre outros pontos: instrumentos de implementação de planejamento metropolitano, princípios de governança interfederativa, macro estratégias para o desenvolvimento sustentável, áreas estratégicas de interesse metropolitanos, operações urbanas consorciadas, zonas para aplicação compartilhada dos instrumentos urbanísticos previstos no Estatuto da Cidade, acompanhamento dos objetivos, orientações de planejamento e metas, com revisões e atualizações periódicas. A sociedade civil continuará representada na Câmara Temática para acompanhar as próximas etapas, até que o projeto de lei seja votado pelos deputados estaduais.

Mongaguá

O Condesb, que é presidido pelo prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, também aprovou a liberação de recursos do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano para a Prefeitura de Mongaguá, que solicitou R$ 323.916,62 para recapeamento asfáltico, sinalização viária e acessibilidade na Av. Monteiro Lobato, entre Av. Cidade de Itanhaém e Rua Santo Antônio.

Consórcio na Saúde

Os conselheiros também aprovaram a elaboração de Protocolo de Intenções entre os prefeitos para a saúde, especialmente para compras compartilhadas de material médico, medicamentos e contratação de serviços de exames.

“O objetivo é conseguirmos, atuando de maneira conjunta, reduzir os preços dos medicamentos, por exemplo. Esta é uma iniciativa que foi discutida e acordada entre todos os secretários municipais de Saúde.

Agora que foi aprovada, vamos criar um grupo de trabalho para dar andamento à questão o mais rápido possível”, afirmou Mourão.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter