X

Cotidiano

Márcio França inicia reforma de teatros em escolas

O governador autorizou a imediata reforma de 100 teatros e anfiteatros de escolas públicas de São Paulo

Da Reportagem

Publicado em 05/07/2018 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As verbas foram liberadas e as obras deverão ser entregues até o final deste ano / Divulgação/Governo do Estado

Uma iniciativa importante para a classe artística de todo o Estado de São Paulo, principalmente para educadores que lecionam teatro nas escolas. Na última terça-feira (3), o governador Márcio França (PSB) autorizou a imediata reforma de 100 teatros e anfiteatros de escolas públicas de São Paulo. As verbas foram liberadas e as obras deverão ser entregues até o final deste ano.

A Secretaria de Estado da Educação possui cinco mil prédios – tanto administrativos como educacionais. Desse montante, 800 escolas possuem equipamentos teatrais em seu interior. A maioria está inativa por conta, muitas vezes, de pequenos reparos.

Segundo informações obtidas ontem pelo Diário, os 100 equipamentos que serão reformados estão localizados em áreas periféricas das cidades. A proposta é que os equipamentos voltem à ativa proporcionando atividades culturais nos finais de semana e feriados, num amplo trabalho social.
 
É lei

Vale a pena lembrar que, em 3 de maio de 2016, foi publicada a Lei 13.278/2016, uma antiga reivindicação dos profissionais da arte e da educação. Sancionada pela presidente Dilma Roussef dez dias antes de ser afastada, a lei determina como obrigatória a inserção das quatro linguagens: artes visuais, dança, música e teatro nos currículos dos diversos níveis da educação básica brasileira.

A norma altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB — Lei 9.394/1996) e firma o prazo de cinco anos para que seja promovida a formação necessária dos professores, além de colocar em prática as quatro linguagens no ensino infantil, fundamental e médio.  

Para a jornalista, psicopedagoga, especialista em Teatro Brasileiro, Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Vanessa Ratton, a iniciativa de França foi acertada, mas não adianta ter os teatros nas escolas se não houver o aperfeiçoamento dos professores. A escola deve propiciar espaço para oficinas de teatro, música, dança e artes visuais (fotografia, cinema e artes plásticas) e ensaio. “Depois os alunos podem se apresentar para outros alunos, para os pais e para toda a comunidade. Ocorre que nem todo professor de Educação Artística, por exemplo, é especializado em Música, Dança. Teatro ou Artes Plásticas, ou tenha prática como artista, ela faz a formação na faculdade e para. Por isso é importante, levar arte-educadores para dentro da escola, preparando os professores e alunos”, explica.

Para ela, a educação traz conhecimento e a arte transforma as pessoas. Ambas devem caminhar juntas. “A arte e a educação tem papel fundamental na formação social de um indivíduo, o torna mais crítico e reflexivo, além disso, mexe com os sentimentos e contribui para sensibilizar, por isso a utilização dela pelo professor de maneira criativa levaria os alunos a se interessarem mais e aumentar o rendimento escolar”, explica.

Vanessa, que também é poeta e autora de teatro e literatura infanto-juvenil, afirma que já ministrou aulas de teatro aplicado à educação para professores, atividade que não restringe apenas a montagem de uma peça de teatro, mas ao uso do teatro como ferramenta, instrumento de aprendizado. “A experiência estética da arte forma o gosto, a imaginação, a criatividade, a observação, o raciocínio, melhora a comunicação (expressão oral e corporal). Por tudo isso, o Plano Curricular Nacional (PCN) da Educação introduziu a disciplina de artes nas escolas como obrigatórias”, ­finaliza.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter