X

Cotidiano

Mais de dois mil PMs virão para Baixada e Vale

O reforço é para nove cidades da Baixada Santista e três do Vale do Ribeira; serão 168 viaturas a mais

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 17/12/2018 às 09:08

Atualizado em 17/12/2018 às 09:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Baixada Santista e o Vale do Ribeira terão um reforço de 2.040 policiais militares na temporada de verão / Nair Bueno/Diário do Litoral

A Baixada Santista e o Vale do Ribeira terão um reforço de 2.040 policiais militares na temporada de verão. O anúncio oficial com os números consolidados, incluindo policiais civis e científicos, e detalhes da operação deverá ser feito pelo Governo do Estado em solenidade na data de início, nesta quarta-feira (19), em Guarujá. A operação vai até 10 de fevereiro. 

O governador, Márcio França (PSB), deve participar do anúncio, conforme informações extraoficiais obtidas pela Reportagem. Procurada, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), informou que só irá divulgar informações sobre o ato de lançamento da operação e números na próxima ­semana. 

Guarujá será a cidade com maior número de policiais para reforço: 400, segundo a Prefeitura. Na sequência, vem Praia Grande, com 366, Santos, com 300, Bertioga, com 268, Peruíbe, com 107, Itanhaém, com 106, Mongaguá com ao menos 104 e Cubatão, com 40. 

São Vicente informou que não tinha até sexta (14) o número de policiais que seria destacado para reforço.  

No Vale do Ribeira terão reforço de efetivo as cidades de Ilha Comprida, Iguape e Cananéia. 

Ao todo, na Baixada e Vale, serão 168 viaturas a mais. 

O Diário do Litoral questionou a Secretaria de Segurança Pública sobre eventuais novidades no policiamento no Sistema Anchieta Imigrantes (SAI), mas nenhuma informação foi ­ ­divulgada. 

PREFEITURAS

Cubatão afirmou que parte dos 40 policiais mobilizados para reforçar a segurança do município vai atuar nos trechos de rodovias.

Os casos de assaltos e até arrastões em trechos das rodovias Anchieta, Imigrantes e Padre Manoel da Nóbrega são constantes desafios para as polícias Militar e Civil. 

O secretário adjunto de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Marcelo Nascimento, diz que a Administração Municipal trabalha “com a intenção de realizar a melhor temporada de verão dos últimos anos, com muita tranquilidade e sensação de segurança plena”. 

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (PSDB), declarou na última quinta-feira, em reunião entre representantes municipais e das polícias, que a integração entre as secretarias municipais que estão mais diretamente ligadas ao aumento do movimento no verão, como Serviços Urbanos, Trânsito e Urbanismo, será fundamental para que todos os serviços que os moradores e os turistas de Praia Grande esperam encontrar possam, de fato, ser oferecidos.

“É preciso ter uma retaguarda muito forte para que tudo funcione bem. Às vezes, um problema de trânsito, por exemplo, pode gerar uma demanda para as polícias desnecessariamente. Por isso, o planejamento de todas as áreas é fundamental”, declarou o prefeito. 

A Prefeitura de Bertioga afirma que o apoio das polícias, que inclui socorristas e bombeiros, “é fundamental já que a Cidade salta de pouco mais de 60 mil habitantes para até 300 mil pessoas neste período”. 

A Prefeitura de Santos ressaltou que, além do efetivo de reforço de policiais militares, a Guarda Municipal escalará 120 guardas em regime de turnos na orla da praia, além de reforço de rondas em pontos turísticos.

“A GCM utilizará viaturas, patinetes elétricos e quadriciclos, além de efetivo a pé”,  informou. 

Bertioga afirmou que uma novidade é o uso de um helicóptero em ocorrências e três embarcações na água, ajudando também no monitoramento dos banhistas.

Peruíbe informou que na temporada uma base de fiscalização permanecerá 24 horas por dia na entrada da cidade, contando com policiais e guardas municipais. 

“O monitoramento por câmeras dos pontos mais movimentados é realizado 24 horas por dia”, frisa a ­Prefeitura. 

A Prefeitura de Mongaguá disse que, além do reforço policial, a Diretoria de Segurança contará com a colaboração de 95 homens, entre Guardas Civis Municipais (GCMs), vigias e auxiliares, com acréscimo de mais 17 a partir de janeiro. 

“Além disso, haverá o reforço de 10 Agentes de Trânsito, com acréscimo de outros 5 em janeiro”, afirmou. 

São Vicente afirmou que  o patrulhamento das viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM) estará concentrado nas orlas do Gonzaguinha e Itararé. 

“A equipe do canil também atuará no período noturno”, disse. 

A Prefeitura ainda disse que preparar toda a logística necessária para receber os policiais de reforço que atuarão na cidade.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter