X

Cotidiano

Mais de 9 milhões de ‘atrasados’ devem lotar o comércio

No Brasil, 55% esperam promoções relâmpagos. Associação comercial de São Vicente prevê crescimento na cidade

Rafaella Martinez

Publicado em 19/12/2018 às 08:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Tradicional centro de compras da Baixada Santista, comércio de São Vicente deverá receber centenas de pessoas nesta semana / Nair Bueno/DL

O ‘jeitinho brasileiro’ de deixar tudo para a última hora deverá lotar o comércio da região nesta semana. Dados apurados em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estimam que 9,3 milhões de pessoas pretendem realizar as compras de Natal apenas nesta semana que antecede a comemoração. O número representa 8% dos consumidores que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano. O percentual é similar com o observado no Natal do ano passado, que estava em 9%.

De acordo com a presidente da Associação Comercial de São Vicente (ACSV), Regina Ponte do Carmo, diversos fatores explicam o aumento no movimento nos últimos dias antes das festas, dentre eles o pagamento da segunda parcela do 13º salário e os descontos oferecidos pelos lojistas.

“Muitas lojas fazem ofertas uns três dias antes do Natal. Como São Vicente tem um comércio de rua forte, a expectativa é que muitos desses retardatários passem por aqui até o final da semana”, destaca.

A pesquisa confirma a visão da Associação Comercial: entre os que postergaram as compras natalinas para a última hora, a principal justificativa é a espera por promoções relâmpagos (55%) que podem ajudar a economizar na aquisição de presentes. Outros 22% estão aguardando o pagamento da segunda parcela do 13º salário, enquanto 14% alegam falta de tempo para procurar todos os presentes da lista. Há ainda 14% de entrevistados que admitem falta de organização e 5% que culpam a preguiça de fazer compras, deixando a tarefa para o limite da data comemorativa.

A pesquisa também mostra que apenas 2% dos entrevistados vão adiar as compras natalinas para janeiro de 2019, preferindo aproveitar o início de ano.

Segundo o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, na pressa para garantir todos os itens da lista e não deixar ninguém sem presente, o consumidor acaba dando menos importância aos detalhes, cedendo às compras impulsivas.

“A pressa é inimiga do planejamento. O ideal é fazer uma lista de todos os presenteados e fixar um valor do quanto se pode gastar. Dessa forma, não há perigo de exceder o valor com a compra de outros presentes que não estavam previstos. Sem falar no estresse ocasionado pelas longas filas nos caixas, aglomeração de pessoas e pela dificuldade para encontrar vaga nos estacionamentos”, adverte Vignoli.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Memória

Ato pede programa municipal sobre o navio-prisão Raul Soares

O navio é considerado uma sombra que paira sobre a Baixada Santista até hoje e que não deve ser esquecida

Esportes

Com gol no início da partida, Corinthians perde por 1 a 0 para o Argentinos Juniors

O Corinthians não se impôs em momento algum contra o Argentinos que poupou alguns titulares

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter