X

Cotidiano

Maioria das praias da região está imprópria

Das 71 praias da Baixada Santista, apenas 35 estão em boas condições

Da Reportagem

Publicado em 14/01/2016 às 09:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mais da metade das praias estão com condições impróprias / Matheus Tagé/DL

Quem pretende aproveitar o fim de semana à beira mar deve tomar cuidado. Isso porque o relatório de balneabilidade da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) divulgado ontem evidenciou que das 71 praias monitoradas na Baixada Santista, mais o Rio Perequê, em Cubatão, 37 estão com condições impróprias para banho.

Todas as praias de Santos, Praia Grande e Mongaguá receberam a bandeira vermelha da Cetesb, em amostragem realizada de 13 de dezembro a 10 de janeiro. Peruíbe é a única cidade onde todas as praias estão próprias. O Rio Perequê, em Cubatão, também apresenta boas condições.

Classificação da balneabilidade

Segundo critérios estabelecidos na Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), vigente desde janeiro de 2001, as praias são classificadas em relação à balneabilidade, em duas categorias: própria e imprópria.

Atendendo a essa resolução, o critério adotado pela Cetesb para águas marinhas considera que, se a densidade de enterococos for superior a 100 UFC (Unidades Formadoras de Colônias)/100 ml, em duas ou mais amostras de um conjunto de cinco semanas, ou superior a 400 UFC/100 ml na última amostragem, a praia é considerada imprópria para recreação de contato primário.

Riscos à saúde

Quando uma praia é classificada como imprópria, os banhistas se expõem ao contato com microrganismos patogênicos, tais como vírus, bactérias, fungos, protozoários patogênicos e ovos de helmintos, causadores de várias doenças, sendo a gastroenterite a mais comum nessas situações. 

Outras doenças associadas à água poluída por esgoto, menos graves, são infecção de olhos, ouvidos, nariz e garganta.

Praias impróprias na Baixada

Santos, Praia Grande e Mongaguá: Todas as praias estão impróprias para banho
São Vicente: Praia da Divisa, Gonzaguinha, Milionários e Prainha
Guarujá: Enseada (Avenida Atlântica, Avenida Santa Maria e Rua Chile) e Perequê
Itanhaém: Praia dos Pescadores e Praia do Centro
Bertioga: Praia Enseada R.R. Costabili

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter