Santos

Julho Amarelo: sete policlínicas intensificam testagem da hepatite B e C

Os exames podem ser realizados por maiores de 14 anos – abaixo desta idade é preciso estar acompanhado de responsável

Comentar
Compartilhar
13 JUL 2018Por Da Reportagem20h00
O exame fica pronto em até dez diasFoto: Divulgação/PMS

Dentro da programação do Julho Amarelo – Mês de Luta contra as Hepatites Virais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está intensificando a testagem da população. A partir de segunda (16) até dia 31 deste mês, será possível realizar o teste para diagnóstico das hepatites B e C dentro da rotina de sete policlínicas: Aparecida, Conselheiro Nébias, Martins Fontes, Alemoa/Chico de Paula, Jabaquara, Morro da Penha e Caruara. O atendimento é feito das 7h às 9h.

Os exames podem ser realizados por maiores de 14 anos – abaixo desta idade é preciso estar acompanhado de responsável. O público-alvo prioritário da ação são os maiores de 40 anos. "Será coletada uma amostra de sangue e enviada para o laboratório. O exame fica pronto em até dez dias, devendo o munícipe retornar à mesma unidade onde fez o teste para receber o resultado", explica a chefe em substituição da Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas, Joseli Cardoso.

Os casos reagentes (positivos) serão encaminhados para o Serviço de Atendimento Especializado (Rua Silva Jardim, 94).

A programação do Julho Amarelo é realizada por meio dos Departamentos de Vigilância em Saúde (Devig) e de Atenção Básica (Deab), em parceria com o Grupo Esperança. A ação conta com faixas informativas e distribuição de material informativo nas unidades de saúde. No início do mês, foram feitas testagens rápidas de hepatite C no AME Santos e a ação será repetida no próximo dia 21 no Rádio Clube e de 23 a 26 no Poupatempo Santos (ver abaixo).

Vacinação

A Secretaria de Saúde também está incentivando a vacinação contra a hepatite B, que é voltada a pessoas de todas as idades e pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 16h, em 28 policlínicas. A imunização só é efetiva quando se toma as três doses, o que deve ocorrer no intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose, e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

Locais para testagens:

Dia 16 a 31

Policlínicas (segunda a sexta, 7h às 9h) – hepatite B e C

Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1.728)

Conselheiro Nébias (Av. Conselheiro Nébias, 514)

Martins Fontes (Rua Luiza Macuco, 40)

Alemoa e Chico de Paula (Rua Afonsina Proost de Souza s/n°)

Jabaquara (Rua Rangel Pestana, 475)

Morro da Penha (Rua Três, 150)

Caruara (Praça Andrade Soares, 800).

CTA (segunda a quinta, 8h às 12h) – hepatite B e C

Rua Silva Jardim, 94.

Dia 21 (9h às 15h) – hepatite C

Av. Brigadeiro Faria Lima, 266 (Igreja Assembleia de Deus - Rádio Clube).

Dias 23, 24, 25 e 26 (8h às 17h) – hepatite C

Poupatempo Santos (Rua João Pessoa, 246, Centro).

Colunas

Contraponto