X

Cotidiano

Itamaraty diz que é responsabilidade do governo interino proteger os civis no Egito

O alerta ocorre após a morte de 525 pessoas, em dois dias, durante confrontos entre manifestantes e policiais no Cairo

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 16/08/2013 às 19:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, Eduardo dos Santos, reiterou hoje (16), em reunião com o embaixador do Egito em Brasília, Hossameldin Mohamed Ibrahim Zaki, que é responsabilidade do governo interino do presidente Adly Mansour proteger os civis. O alerta ocorre após a morte de 525 pessoas, em dois dias, durante confrontos entre manifestantes e policiais no Cairo. Em nota, o Itamaraty apelou para o fim da violência e repudiou os conflitos.

"À luz dos acontecimentos recentes, o Itamaraty expressa preocupação com a segurança de manifestantes civis desarmados e de nacionais brasileiros", diz a nota divulgada nesta sexta-feira. "O Governo brasileiro recordou ao embaixador [Hossameldin Zaki] o entendimento de que a responsabilidade pela proteção de civis e pela interrupção da violência recai sobre o governo interino egípcio", acrescenta.

A reunião com o embaixador do Egito foi convocada nesta tarde. Ontem (15) e anteontem (14), os governos do Equador e de vários países europeus haviam convocado os embaixadores para cobrar explicações sobre a onda de violência. Desde junho, os protestos se tornaram frequentes no país. Ativistas favoráveis e contrários ao presidente deposto, Mohamed Mursi se enfrentam nas ruas do Cairo, a capital, e nas principais cidades do país.

Cerca de 525 pessoas morreram em dois dias no Egito (Foto: Associated Press)

Os protestos mais intensos ocorreram de terça-feira (13) para quarta-feira. O Brasil e representantes de vários países condenaram a violência. O Itamaraty diz que não há brasileiros entre as vítimas, nem registro de incidentes. Ao mesmo tempo, a embaixada brasileira no país mantém o alerta e o funcionamento, em regime de plantão, para o atendimento aos brasileiros. Porém, são estudadas medidas adicionais, em caso de agravamento da situação no Egito.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter