X

Cotidiano

Iluminação pública precária gera clima de insegurança em Cubatão

Estacionamento irregular de caminhões nas vias urbanas também são alvo de queixas de moradores do bairro Parque São Luiz

Publicado em 18/08/2016 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A presença dos caminhões em local proibido dificulta a visualização da rua e das calçadas / Rodrigo Montaldi/DL

Os moradores do Parque São Luiz, em Cubatão, vivem em clima de insegurança ao andar à noite nas ruas do bairro por conta da precária iluminação.   

Entre aqueles que alteraram sua rotina para evitar caminhar pela vizinhança após o anoitecer está a cuidadora Maria José do Nascimento, que passou a tomar precauções ao sair de casa.

“Existem becos e muros altos no bairro e temos medo de que os bandidos se escondam nesses lugares, aguardando a próxima vítima. Então, evitamos passar a pé para não sermos assaltados. É triste, mas todo mundo sabe o quão complicado tem sido andar aqui depois que escurece”, relata a moradora.

Violência sexual

Um caso recente noticiado pelo Diário do Litoral foi o estupro de uma auxiliar de vendas de 47 anos, por volta das 19h, na noite do dia 8 de agosto, próximo à Rua Joaquim Jorge Peralta. Usando um canivete, o criminoso feriu a vítima em diversas partes do corpo e chegou a dizer que a mataria. Com a aproximação de um carro, o estuprador soltou a auxiliar de vendas e decidiu fugir.

O fato do local do crime ser muito escuro dificultou a apuração da autoria do caso, o que impediu a vítima de identificar as características físicas do criminoso.

Irregularidades

Outra reclamação dos moradores do Parque São Luiz é a presença de caminhões estacionados de maneira irregular nas ruas do bairro. A Reportagem encontrou placas espalhadas nas vias que proíbem o estacionamento de caminhões sem autorização ou qualquer tipo de veículo pesado. Porém, os motoristas parecem não se inibir com a sinalização.

A presença dos caminhões compromete a ampla visualização da rua e das calçadas, o que facilita a abordagem dos assaltantes que usam o elemento surpresa. A dona de casa Maria Rebelo se diz preocupada em relação à falta de fiscalização dos veículos pesados.

“Tenho medo pelos idosos e também pelas crianças que vivem brincando aqui na vizinhança. Com a constante movimentação dos caminhões, falamos para os jovens ficarem atentos. Mas sabemos que existem riscos”, relata.

Resposta

Questionada sobre o problema da iluminação pública, a Prefeitura de Cubatão disse que já foram adotadas medidas para melhorar a iluminação nas vias marginais da Anchieta, como é o caso do núcleo residencial citado. A Administração Municipal informou também que os setores de manutenção e serviços públicos serão instruídos nesta semana a dar uma atenção especial às vias mencionadas.

Já em relação aos caminhões estacionados de forma irregular, a Prefeitura declarou que tem feito blitze frequentes naquela área, atuando na notificação de veículos estacionados irregularmente ou abandonados.

Denúncias

A população pode colaborar informando a localização e características dos caminhões pelos canais de Ouvidoria Pública Municipal/Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), por meio do site www.cubatao.sp.gov.br/sic/.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Cotidiano

Espera na balsa entre Santos e Guarujá tem tempo elevado na noite desta quinta (24)

Balsas são gratuitas para ciclistas. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter