X

Cotidiano

Hospital veterinário realiza exame gratuito em cães e gatos em Santos

Donos de pets podem levar amostra de fezes de segunda a sexta, das 8h às 17h, no HOVET Unimes

Da Reportagem

Publicado em 02/10/2018 às 21:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O exame também pode ser realizado durante uma consulta de rotina / Reprodução

O Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Metropolitana de Santos de Santos (HOVET-Unimes) vai realizar exames gratuitos de fezes em cães e gatos. Donos de pets podem levar a amostra de segunda a sexta, das 8h às 17h, no HOVET Unimes (Avenida Antonio Manuel de Carvalho, n° 3935, Morro Nova Cintra). A recomendação é que a coleta seja feita pouco antes da entrega.

O exame também pode ser realizado durante uma consulta de rotina no Hospital, a ser agendada pelos telefones 3258-5560 ou 3258-5561. Com fins acadêmicos e científicos, a coleta visa investigar a ocorrência de parasitas gastrointestinais em cães e gatos. A pesquisa será realizada pela aluna do 4° semestre de Medicina Veterinária, Nathália Delucinhore, com supervisão da docente da graduação, Dra. Juliana Martins Aguiar.

"Esse estudo visa não só a saúde do animal, mas também a dos seres humanos. Muitos dos parasitas são transmitidos do animal para o homem. Ou seja, mesmo que não haja a transmissão direta ao proprietário do pet, até durante um passeio, se o cão ou o gato defecar na rua, pode contaminar o meio ambiente. Vemos, por exemplo, o caso do 'bicho geográfico', que pode ser adquirido quando andamos descalços em locais que possam conter restos de fezes de animais, como areias ou campos", explicou a professora.

Após o processamento dessa amostra, o HOVET vai fornecer os resultados dos exames por telefone para o(a) proprietário(a) do animal, caso seja detectado um dos parasitas existentes, entre eles, o cancylostoma spp., Toxocara spp., Trichuris vulpis, Dipilidium caninum., Cryptosporidium spp., Cystoisospora SP., Giardia spp., e Sarcocystis sp.

Nathália, que recentemente conquistou a bolsa de iniciação científica pela Unimes, comenta a importância da pesquisa na área de saúde animal. "É muito importante para nós, alunos, aplicarmos algo que aprendemos em uma ou mais disciplinas por um tempo prolongado. Esse contato com a área científica abre inúmeras oportunidades, tanto para quem pensa em seguir a área acadêmica, quanto em questão ao treinamento, no meu caso, ir para a prática de cuidados com animais", acrescentou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter