X

Cotidiano

Guarda Municipal recebe novas viaturas para patrulhamento de Praia Grande

Entrega acontecerá nesta quinta-feira (28), às 11 horas, no Boqueirão

Da Reportagem

Publicado em 26/06/2018 às 17:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande vai receber nesta quinta-feira (28) uma nova frota de veículos que serão usados no patrulhamento da Cidade. Ao todo, serão 28 novos carros, que serão utilizados principalmente no patrulhamento do Município e no apoio às outras viaturas que já compõem a frota da corporação. A entrega dos veículos vai acontecer na Avenida Presidente Costa e Silva (entre as ruas Jaú e Ponta Porã), no Boqueirão, às 11 horas.

A troca da frota tem como objetivo aprimorar o atendimento das ocorrências, dando melhores condições aos guardas que atuam nas ruas e, assim, oferecer um serviço ainda melhor à população praia-grandense.

De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública, José Americo Franco Peixoto, seis dessas viaturas serão destinadas à ROMU (Rondas Ostensivas Municipais), a antiga Equipe Tática e ao Canil; uma para o Grupamento Ambiental, uma para a Náutica, uma para a Defesa Civil e duas para os guardas que atuam no Trânsito. O restante, 17 veículos, serão destinados ao Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI). “Esses veículos oferecerão uma mobilidade maior, mais economia de combustível e uma identidade visual de maior impacto, condizente com o papel que a GCM desempenha atualmente na Cidade”.

O secretário observou ainda que recentemente, 33 guardas passaram por capacitação para atuar na ROMU, que apresenta uma característica mais específica para operações especiais municipais.

Os novos veículos são do tipo Jeep (Renegade) e têm um porte maior, facilitando o embarque e desembarque dos guardas, principalmente em áreas cujo acesso seja mais restrito. Outra vantagem é o fato de os carros serem movidos a diesel, o que vai representar significativa economia em combustível.

Além das novas viaturas, na ocasião serão apresentados os dois drones que foram adquiridos por meio de parceria entre a Administração Municipal e a iniciativa privada, no final do ano passado. Os equipamentos serão utilizados tanto na área de segurança pública quanto para o levantamento de dados e georreferenciamento, integrando o parque tecnológico do Município. O objetivo é que as imagens sejam transmitidas para o Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) conforme a necessidade em cada operação, otimizando as ações da Administração.

Vale lembrar que, atualmente, Praia Grande conta com mais de 2 mil câmeras de monitoramento, incluindo as do tipo OCR, que fazem a leitura de caracteres e são importante ferramenta no combate ao furto e roubo de veículos.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Playcenter anuncia novo parque em Santo André

Será a segunda unidade da categoria 'Family'

Santos

Prêmios da Quina e da Lotofácil saem para Santos; saiba quanto e as lotéricas

Um apostador faturou sozinho o valor de R$ 43.299,00 na Quina

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter