X

Cotidiano

Greve dos caminhoneiros impacta outros setores na região

Além do impacto no Porto de Santos, os protestos afetam entregas dos ­Correios

Da Reportagem

Publicado em 24/05/2018 às 08:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os motoristas seguem reunidos nas duas margens do Porto, em Santos e em Guarujá / Rodrigo Montaldi/DL

A greve dos caminhoneiros, que continua por tempo indeterminado, já está refletindo em diversos setores da economia. Além do impacto no Porto de Santos, os protestos afetam entregas dos ­Correios. Segundo a Ecovias, na comparação com a última segunda (14) e terça-feira (15), o número de caminhões que passaram pelo Sistema Anchieta-Imigrantes caiu em torno de 60%.

Já a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (­ABTRA) alega que “respeita o pleito dos caminhoneiros”, mas “as paralisações impactam sobremaneira o Porto de Santos e a Baixada Santista”. Segundo a ABTRA, a interrupção da entrada e saída de cargas nas instalações portuárias pelo modal rodoviário “prejudicam o comércio exterior e a balança comercial ­brasileira”.

“O impacto no Porto de Santos é ainda maior, uma vez que 12 mil caminhões passam por esse complexo em dias de maior movimento”, esclarece a ABTRA. “A situação preocupa os empresários do setor, que tem dificuldades para honrar o pagamento de salários e recolhimento de ­impostos. Daí aguardarem do governo solução urgente para a questão”, ­completa.

De acordo com a Companhia Docas do Estado de São Paulo, desde terça-feira não se registra o acesso de veículos de carga às instalações do Porto de Santos. Com o comprometimento, houve redução nas operações de recepção e entrega de mercadorias pelos terminais. “Já as operações de carga e descarga de navios ocorrem normalmente”, expõe.

Os caminhoneiros reivindicam diminuição do preço dos combustíveis e dos pedágios, além de tabela unitária de fretes e melhores condições de trabalho.

Os motoristas seguem reunidos nas duas margens do Porto, em Santos e em Guarujá. Na margem de Santos o movimento atua no acesso de entrada às instalações do ­complexo portuário, na rotatória da Alemoa, ­situada na Avenida ­Augusto Barata, conhecida como Retão da Alemoa, e na saída da Rua Cristiano ­Otoni, no Valongo.

Na margem de Guarujá a manifestação acontece na Rua Idalino Piñez, conhecida como Rua do Adubo, com interdição do tráfego em virtude de ­carreta quebrada no local.

Correios

Em nota, os Correios informaram que, devido ao impacto da paralisação, as postagens com dia e hora marcados (SEDEX 10, 12 e HOJE) estão temporariamente suspensas.

“Tendo em vista comprometer a distribuição, também haverá o acréscimo de dias no prazo de entrega dos serviços SEDEX e PAC, bem como das correspondências enquanto perdurarem os efeitos desta greve”, diz a nota.

A empresa entrega, mensalmente, cerca de meio bilhão de objetos postais, dentre eles, 25 milhões de encomendas. São mais de 25 mil veículos, 1.500 linhas terrestres e 11 linhas aéreas que ­circulam pelo país de ­norte a sul.

“Tão logo a situação do tráfego nas rodovias retorne à normalidade, a empresa reforçará os processos operacionais para minimizar os impactos à população”, finaliza.

Estivadores

Na manhã de ontem, diretores e trabalhadores das categorias dos estivadores e dos trabalhadores portuários participaram momentaneamente do protesto dos ­caminhoneiros.

“Vim aqui não apenas em solidariedade ao justo movimento de vocês, mas também como forma de gratidão. Em todas as nossas campanhas reivindicatórias e greves, sempre tivemos apoio dos caminhoneiros”, disse o presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos, Rodnei Oliveira da Silva, o Nei.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter