X

Cotidiano

Francisco Aloise recebe Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

Transformada em livro-reportagem, a série sobre as torturas no navio-prisão Raul Soares relata as prisões e dramas sindicalistas e políticos nos calabouços da embarcação

Da Reportagem

Publicado em 28/04/2018 às 09:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O jornalista Francisco Aloise e o cientista médico Thomas Maack / Rodrigo Montaldi/DL

A série de reportagens sobre as torturas no navio-prisão Raul Soares, publicada no Diário do Litoral pelo jornalista Francisco Aloise, foi uma das vencedoras do 34º Prêmio de Direitos Humanos Latino-americano de Jornalismo 2017, promovido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre.

O jornalista, acompanhado do diretor-proprietário do Diário do Litoral, Sérgio Souza, e por uma comitiva de Santos, integrada por sindicalistas e advogados, participaram da cerimônia especial de premiação que se realizou em Porto Alegre, na sede da OAB/RS na tarde de ontem, semana que marca os 54 anos da chegada do navio Raul Soares ao Porto de Santos, fato ocorrido em 24 de abril de 1964.

Transformado em livro-reportagem, o material relata as prisões, dramas e torturas de sindicalistas e políticos nos calabouços do navio-prisão, durante a ditadura militar, em 1964, e a incessante busca da verdade pelos presos sobreviventes daquela época e seus familiares.

Com o título ‘Cárcere Flutuante: Verdade Ainda Submersa’, o texto jornalístico disputou na categoria grande reportagem e recebeu menção honrosa dos jurados que, ao todo, tiveram que analisar 303 trabalhos jornalísticos do Brasil e outros países latino-americanos, sobre violação dos direitos humanos, distribuídas nas várias categorias.

O prêmio vem sendo realizado há 34 anos numa parceria entre o Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, a ordem dos advogados do Brasil(OAB/RS), Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (ARFOC/RS) e a regional latino-americana da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação (UITA).

O cientista médico Thomas Maack, prisioneiro do navio e considerado personagem principal desta história por ter salvo a vida de muitos sindicalistas também foi homenageado na mesma solenidade.

Filme

O livro-reportagem ‘Cárcere Flutuante’ também está servindo como base para um filme de longa-metragem que será rodado em Santos, neste ano, com lançamento previsto para 2019. A direção é de Tanah Corrêa, e o papel principal será do ator ­global Alexandre Borges, que vai representar o médico Thomas Maack na telona.

Maack, exilado em Nova Iorque (Estados Unidos), que recentemente veio ao Brasil e esteve na redação do Diário do Litoral, é considerado pelos presos do navio e seus familiares o personagem principal desta triste história ocorrida em Santos, no maior porto da América Latina. Ele também foi um dos presos do navio.

Francisco Aloise

Francisco Aloise é um dos decanos do jornalismo de Santos e o único que trabalhou nos três jornais diários da cidade - Cidade de Santos, A Tribuna e Diário do Litoral. Ao longo de sua carreira recebeu outros prêmios de ­jornalismo com destaque para dois prêmios Saturnino de Brito, na década de 80.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter