X

Cotidiano

Fim de semana em Bertioga tem teatro, música e atrações voltadas ao Dia da Mulher

Há opção de programa para quem gosta de música, teatro, dança; e atividades em comemoração ao Dia da Mulher

Da Reportagem

Publicado em 07/03/2018 às 21:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O fim de semana em Bertioga está recheado de atrações culturais gratuitas. Há opção de programa para quem gosta de música, teatro, dança; e atividades em comemoração ao Dia da Mulher.

Dança: "Corpo, Mente e Espirito", quinta-feira (08), na quadra da EMEIF Boracéia

Na quinta-feira (08), a quadra poliesportiva da EMEIF Boracéia apresenta o espetáculo de dança "Corpo, Mente e Espirito" do grupo Double-Lock. A apresentação não é aberta ao público, mas voltada aos estudantes da escola, e acontece a partir das 15 horas.

O espetáculo é uma viagem por uma esfera não diagnosticada pelo mundo, um tipo de energia que reverbera a cada um de maneiras diferentes, transportando-nos para o não visível à sociedade.

O Double-Lock é um grupo de danças urbanas fundado em abril de 2010 na cidade de São Paulo, por pesquisadores e estudantes de Locking (estilo criado no final da década de 60 por Don Campbell na cidade de Los Angeles, Estados Unidos). O principal intuito do grupo é incentivar, disseminar e multiplicar os adeptos a essa cultura através de apresentações, workshops e competições.

O coletivo estuda outros estilos das Street Dances, mas preferencialmente dedica seu trabalho às funkstyles (danças que se baseiam no estilo musical Funk&Soul) como Locking e Waacking. Sob a Direção de Diego Groove o coletivo é composto pelos integrantes: Alan Ferrari , Edu Apha Ômega Jr., Darlita Albino, Ana Souto e Diego Groove como dançarinos. Daniela Alves como produtora cultural.

Teatro: "A Nau dos Desterrados", sexta (09), no Caiubura

Na sexta (09), às 20 horas, a Cia de 2, de São José dos Campos, desembarca no Caiubura, em Bertioga, com o espetáculo "A Nau dos Desterrados". A apresentação é uma parceria do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Bertioga e Cia de 2. O evento é gratuito e acontece na Sociedade Melhoramentos Chácaras do Caiubura (Rua 1, 722, Caiubura).

Na história, regada a muito rum, os atores Jean de Oliveira, Jonas Di Paula e Renato Junior são três piratas desterrados, a deriva em alto mar. Após muito tempo sem uma rota definida e lançados à própria sorte, eis que chegam ao novo mundo, a terra de Cabral. A inspiração para a criação da história foi a invasão pirata do Rio de Janeiro em 1711, promovida pelo corsário francês René Duguay Troiun, relatada em diversos registros históricos. A peça insere cenas de invasões piratas e batalhas riffs de guitarra com grandes clássicos do rock. A direção geral é de Marcio Douglas.

A exposição "Piratas e corsários em terras do Brasil (ou a invasão do Brasil)" apresenta fotos e banners ao ar livre, no local da apresentação teatral, contendo relatos de invasões do litoral brasileiro, como a invasão inglesa em 1591, a invasão holandesa entre 1599 e 1654 e a francesa no período de 1555 a 1711, reunindo ilustrações, registros históricos e lendas.

A Cia de 2 já percorreu diversos palcos de festivais pelo Brasil com a peça A Nau dos Desterrados e os espetáculos premiado Pé na Curva e O Arquiteto e o Imperador da Assíria. Com onze anos de história nos palcos, tem o universo cômico como ponto de partida, desenvolvendo seus trabalhos a partir do existencialismo, verdade cênica e o estado visceral do ator.

Teatro: "Mil mulheres e uma Noite", sexta, na Casa da Cultura.

Na sexta (09), às 20 horas, a Casa da Cultura recebe o espetáculo "Mil mulheres e uma Noite", com a Cia. As Meninas do Conto. Partindo de uma das maiores obras de referência da tradição oral, as sete atrizes contadoras personificam a emblemática figura de Sherazade. Ao fundir suas histórias com relatos contemporâneos de opressão feminina, o espetáculo faz uma releitura de "As Mil e Uma Noites" – uma das mais famosas obras da literatura árabe – e potencializa o diálogo entre o feminino e o masculino, o dia e a noite, o passado e o presente, o lá e o aqui. A retirada de convites deve ser feita com 30 minutos de antecedência.

Intervenção: "Beleza Real", sessão de Graffitti com Negahamburguer, sábado, na Pista de Skate

No sábado (10), às 16 horas, a Pista de Skate tem sessão de Graffitti com Negahamburguer, personagem da Evelyn Queiroz – ilustradora e ativista. A artista desenvolve trabalhos com foco no feminismo e seus conceitos e busca dar visibilidade às diversas formas de beleza, aumentando a representatividade de diferentes corpos femininos.

Sarau: Slam das Minas SP, sábado, na Pista de Skate

No sábado (10), às 19h30, a Pista de Skate recebe o grupo Slam das Minas SP. Os Slams são campeonatos de poesia, em que os participantes se apresentam e são avaliados por um júri formado pela plateia, que elege o campeão ou campeã da noite. O Slam das Minas – SP surgiu para criar um espaço de voz e acolhimento para as mulheres. No evento, acontece o momento de apresentações com microfone aberto e depois a batalha de poesia autoral, além da discotecagem de Luz Ribeiro. Em caso de chuva a atividade acontecerá no Quiosque 3, Orla da Praia.

Aula aberta de iniciação no skate - Sábado, na Pista de Skate

No sábado (10), às 18 horas, a Pista de Skate recebe uma aula de iniciação no skate. Menina andando de skate? Pode sim! Essa atividade busca incentivar a prática do skate para mulheres. As instrutoras ensinarão os princípios básicos como: o equilíbrio, as primeiras manobras e as noções de segurança. Este é um esporte que gera benefícios e bem-estar à saúde, sendo um ótimo exercício aeróbico.

Apresentação esportiva: "Flipando", com Pâmela Rosa, sábado, na Pista de Skate

No sábado (10), às 18 horas, a Pista de Skate recebe apresentação esportiva com um dos nomes mais promissores do skate mundial. Ela foi a atleta mais jovem a conquistar uma medalha de ouro do X Games, com apenas 16 anos e é bicampeã mundial da World Cup Skateboarding.

Música: Apresentação do quarteto de saxofones "Ars", sábado, na Casa da Cultura

Neste sábado (10), às 20 horas, a Casa da Cultura recebe apresentação do quarteto de saxofones "Ars", no projeto "Música é Cultura", uma parceria da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura com o Sesc Bertioga. O evento é gratuito. A Casa da Cultura fica na Avenida Tomé de Souza, 130, no Centro, próximo ao Parque dos Tupiniquins e Forte São João.

Formado por Douglas Braga (sax soprano), Fábio de Freitas (sax alto), Guilherme Rodrigues (sax tenor) e Janderson Bernardo (sax barítono), o quarteto originou-se do desejo de seus integrantes em propagar a música de câmara em sua total pluralidade. No repertório, o grupo mescla canções populares e músicas eruditas em arranjos próprios.

O 'Música é Cultura', realizado há mais de quinze anos, apresenta aos finais de semana alternados concertos de música erudita e instrumental nas noites de sábado, em locais como Casa da Cultura e Fundo Social de Solidariedade.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter