Santos

Festa do Divino é realizada na Praça Narciso de Andrade, em Itanhaém

A festa vai até o dia 3 de junho no Centro Histórico, onde haverá uma quermesse aos fins de semana

Comentar
Compartilhar
17 MAI 2018Por Da Reportagem09h00
A Festa do Divino Espírito Santo começou no último sábado (12)Foto: Divulgação

Um dos eventos culturais mais esperados do ano, a Festa do Divino Espírito Santo começou no último sábado (12), no Centro Histórico de Itanhaém. A festa vai até o dia 3 de junho no Centro Histórico, nos arredores da Praça Narciso de Andrade, onde haverá uma quermesse aos fins de semana.

O preparo do tradicional cuzcuz aconteceu no último sábado, com a primeira Noite da Soca, em noite que contou também com apresentação musical da Banda Marcial. A Procissão e a Solene Erguida do Mastro aconteceram no dia seguinte, além da Missa e o início do Setenário.

Nesta quinta-feira (17), haverá o preparo do pão bento. A tradicional Abertura do Império acontecerá no sábado (19), ao meio-dia, data em que haverá outra Noite da Soca. No domingo de Pentecostes (20), além do café com cuzcuz, acontecerá a distribuição do pão bento no período da manhã e a transmissão da coroa aos festeiros à noite.

A descida do mastro será no domingo (27). Já encerrando a festa, haverá a premiação do XIII Concurso “Letras do Divino” no dia 3.

Quermesse

Já a quermesse beneficente da festa oferece ampla praça de alimentação e apresentações culturais promovidas pela Paróquia Nossa Senhora de Conceição de Itanhaém. A quermesse vai até o dia 3.

Histórico

A Festa do Divino foi trazida pelos colonizadores portugueses e tem origem no século XIII.

Colunas

Contraponto