X

Cotidiano

Falta de chuvas derruba a qualidade do ar em São Paulo

Na manhã desta segunda-feira (18), uma faixa de poluição podia ser vista sobre a cidade de São Paulo, que passa por período de calor e seca

Folhapress

Publicado em 18/04/2016 às 18:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a qualidade do ar atingiu o nível 130 (classificado como muito ruim) no sábado (16) / Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (18), uma faixa de poluição podia ser vista sobre a cidade de São Paulo, que passa por período de calor e seca.

Segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a qualidade do ar atingiu o nível 130 (classificado como muito ruim) no sábado (16), entre as 18h e 19h, conforme mediu a estação Cid. Universitária-USP-Ipen. Já no domingo (17), a qualidade ficou moderada das 16h às 21h.

Em dias de semana, quando o tráfego de veículos é mais intenso, o índice é mais alarmante. Na sexta (15), por exemplo, o ar teve índices ruim e muito ruim, das 16h às 21h. Em todos os casos, o poluente mais presente foi o ozônio (O3).

Segundo Mariana Veras, pesquisadora do Laboratório de Poluição do Ar da USP, o gás agride as vias aéreas e o pulmão. Os últimos dias de extremo calor na cidade contribuem para o agravamento do ozônio.

"É um poluente secundário: resulta da reação de poluentes primários -vindos, por exemplo, dos carros- e da luz do Sol. Por isso, o nível de ozônio costuma ser maior no período da tarde", afirma. Veras recomenda que a prática de esportes seja evitada nesse período. "É melhor fazer exercícios físicos de manhã ou à noite."

O segundo poluente mais presente no ar de São Paulo é MP2.5, partículas microscópicas que podem provocar uma série de sintomas na saúde, desde irritação das vias aéreas até câncer. "As partículas, responsáveis por aquela camada visível de poluição que cobre a cidade, são emitidas principalmente por veículos a diesel", diz Veras. "Essas partículas têm substâncias que podem provocar câncer, nos casos mais graves. Quem sofre mais com esse poluente são idosos, crianças e pessoas que já tenham doenças respiratórias ou cardíacas."

O quadro não é animador. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o calor continua e não deve chover na capital paulista pelo menos até sexta (22).

ÁGUA

Depois de cinco dias de estabilidade, o nível do Cantareira, sistema que abastece 7,4 milhões de pessoas na capital e na Grande SP, teve queda de 0,1% e opera com 66,1% de sua capacidade.
No mês de abril, a região do Cantareira acumula 0,9 mm de chuva, o menor volume para o período em 16 anos.

Os outros reservatórios também apresentaram queda. O sistema Alto Tietê também recuou 0,1%, chegando a 41,4%. O Guarapiranga caiu de 83% para 82,4%.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Mais de 40 vagas de emprego serão ofertadas no PAT de Guarujá, nesta terça (23)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

São Vicente

Atenção São Vicente! Município anuncia cadastramento do IPTU para 2025; entenda

Contribuintes poderão solicitar o boleto digital a partir de 1 de maio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter