X

Cotidiano

Exposição fotográfica retrata crianças a espera de um lar

Pela primeira vez no país, a Justiça brasileira permitiu o registro de menores de idade em instituições de acolhimento

Da Reportagem

Publicado em 25/05/2018 às 18:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A exposição gratuita retrata crianças acima de 6 anos que ainda aguardam um lar definitivo / Divulgação

Para celebrar o Dia Nacional da Adoção, 25 de maio, o Litoral Plaza Shopping, primeiro e único powercenter da Baixada Santista, recebe a exposição fotográfica inédita "Abrigo é Nosso Lar", da jornalista e fotógrafa Mayara Jacques de 21 a 31 de maio. A exposição gratuita retrata crianças acima de 6 anos que ainda aguardam um lar definitivo - essa foi a primeira vez que a Justiça brasileira autorizou a entrada e registros fotográficos de menores de idade em instituições de acolhimento de Praia Grande.

"É uma honra e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade. Foram meses de grande aprendizado profissional e pessoal. São crianças que vivem diariamente o coletivo e a esperança. O coletivo é a resiliência de aprender a conviver com várias outras crianças e a esperança é a chama acesa de aguardar por uma família que olhe por crianças maiores. No final eu saí um pouco mãe de cada uma delas, impossível não se apaixonar", declara Mayara.

Em parceria com o GAALA (Grupo de Apoio à Adoção "Laços de Amor"), ao todo serão 10 fotos distribuídas em painéis que estarão expostos sempre das 10 às 22 horas, no corredor onde está localizada a Telhanorte no empreendimento.

A gerente de marketing do shopping, Jannine Bastos, explica que o objetivo da exposição é informar ao público que existe a adoção tardia na cidade e que novos horizontes devem ser explorados e conhecidos. "Estamos no mês das mães e da família, então acreditamos que devemos conscientizar as pessoas que a maternidade e o amor familiar não depende de laços sanguíneos. O amor é um sentimento poderoso, verdadeiro e que já está enraizado nas crianças que buscam um lar definitivo", pontua.

GAALA

Após a adoção da filha caçula, Isabela, Julia Leal decidiu dividir sua história com outras pessoas. Em 2010, com a ajuda da cunhada, deu início às atividades do GAALA Praia Grande. O grupo, que se reúne mensalmente no colégio COC Novomundo, procura compartilhar informações e experiências voltadas a uma nova cultura da adoção, que é preparar famílias que pretendem adotar crianças que ainda estão acolhidas. Pais adotivos, filhos adotivos, pretendentes à adoção, profissionais da área e demais interessados podem participar dos encontros, que são gratuitos.

Serviço

Exposição "Abrigo é Nosso Lar"
Data: 21 a 31 de maio, das 10h às 22h
Onde: Praça de Eventos

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter