X

Cotidiano

Estudantes fazem preparação final para os vestibulares

Revisar disciplinas, treinar a redação e se manter atualizado nas notícias estão entre as recomendações

Publicado em 29/08/2016 às 10:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mariana está se preparando para prestar o vestibular para quatro universidades públicas, além do Exame Nacional do Ensino Médio, nos dias 5 e 6 de novembro / Rodrigo Montaldi/DL

Com a proximidade dos vestibulares de fim de ano, os estudantes da Região intensificam sua preparação para os processos seletivos. Com menos de três meses para revisar todo o conteúdo exigido, a rotina diária de Mariana Lopes Brasil, de 18 anos, tem se dividido entre estudos em casa e no cursinho preparatório.

A jovem, que deseja cursar veterinária, vai prestar vestibular para quatro instituições públicas, além do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 5 e 6 de novembro. “A sensação de que não vai dar tempo de revisar todas as disciplinas é o que mais assusta. Estou fazendo simulados desde o começo do ano e participando de grupos de estudo e plantões de dúvida. Manter a meta em mente ajuda no controle da ansiedade”, ­afirma. 

Além de se preparar para assimilar os conteúdos exigidos, Mariana também precisou fazer um planejamento financeiro com a família no começo do ano para arcar com os gastos do cursinho e das inscrições para os vestibulares. “Além das provas da USP (Universidade de São Paulo) e Unesp (Universidade Estadual Paulista), que acontecem em Santos, vou prestar para a UEL (Estadual de Londrina) e UENP (Estadual do Norte do Paraná). Tivemos que economizar dinheiro para a minha viagem e hospedagem lá”, explica a estudante.

Dupla jornada

Conciliar os estudos para o vestibular com uma jornada de trabalho pode ser exaustivo, mas a jovem Ingrid Santana, de 18 anos, diz ter conseguido manter a disciplina nos últimos meses. “Montei um cronograma específico para os momentos livres do meu dia, dedicados inteiramente aos estudos, inclusive nos fins de semana. Qualquer cinco minutos que tenho é tempo suficiente para abrir um livro e estudar”, conta. 

A estudante, que escolheu o curso de Relações Internacionais, vai prestar vestibular para quatro universidades públicas, além do Enem. Para ela, o maior desafio que os candidatos enfrentam é a concorrência, devido ao número elevado de inscritos para as vagas em instituições públicas. “A pressão de ter que dar o meu melhor é o mais extenuante. Nesses momentos, recorro ao apoio da minha família e dos meus amigos, que compreenderam que esse período está sendo mais cansativo e não me deixam desanimar”, conta. 
 
Orientação

 Conhecer o estilo da prova exigida pelo vestibular é essencial para que o estudante possa focar seus estudos na forma que o conteúdo será cobrado. Essa é a principal recomendação de Lúcio Ribeiro, professor do Centro Educacional Objetivo, de Santos. 

Segundo o especialista, outro fator decisivo é o conhecimento sobre atualidades, uma das capacidades mais exigidas pelo Enem e também nas redações. “As instituições avaliam a capacidade crítica dos estudantes e priorizam questões que muitas vezes não são abordadas em livros didáticos, fazendo um exercício de intertextualidade”, explica. 

Ribeiro ressalta que o candidato precisa ter discernimento de que estar atualizado sobre o que acontece no Brasil e no mundo não é o mesmo que se manter conectado interruptamente em redes sociais. “Muitas pessoas usam o Facebook e Twitter para saber quais são os últimos acontecimentos. Mas é preciso ter disciplina para que esse momento não consuma uma grande parte do tempo, que parece ser ainda mais escasso à medida que as provas se aproximam”, avalia. 

Outro ponto discutido é a importância do momento de descanso. “O sono tem grande papel na fixação dos conhecimentos aprendidos.”

Professor dá dicas para os exames

Treino

Pratique seus conhecimentos e veja as disciplinas que tem mais dificuldade ao treinar com provas de anos anteriores e simulados específicos para cada vestibular

Equilíbrio

Planeje uma rotina de estudos diária com atividades físicas regulares e também momentos de lazer. Sair com amigos e a família também é outro hábito saudável

Trajeto

 

 

 

Conheça o local da prova com antecedência e verifique o meio de transporte e a rota que serão utilizados para evitar surpresas de percurso no dia do exame

Descanso

Descanso
Na véspera da prova, prefira praticar atividades de descanso e relaxamento. Durma por, no mínimo, seis horas e separe antes o material para a prova (caneta, lápis, etc)

Alimentação

Alimentação
Não exagere no consumo de refeições grandes antes da prova. E opte por levar um lanche leve para comer durante o exame, como barrinhas de cereal e chocolate?

 

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Atenção São Vicente! Município anuncia cadastramento do IPTU para 2025; entenda

Contribuintes poderão solicitar o boleto digital a partir de 1 de maio

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter