X

Cotidiano

Esposas fazem denúncia contra comando da Guarda em São Vicente

Junto à carta foi anexado um documento com 700 nomes de familiares de mais de 200 guardas

Da Reportagem

Publicado em 24/06/2017 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Segundo as famílias, já se tornou comum o assédio moral contra os guardas novatos, ameaças de enviar veteranos para postos afastados e outras arbitrariedades / Rodrigo Montaldi/DL

Esposas e familiares de guardas municipais de São Vicente fizeram uma carta-denúncia, acompanhada de um abaixo-assinado com cerca de 700 assinaturas, reclamando de supostas perseguições, tratamento desumano e falta de respeito do Comando para com membros da corporação.

Segundo o documento, o atual comando – que vem desde a gestão anterior – estaria utilizando indevidamente o regimento interno (decreto 4274-A) que foi suspenso por decisão judicial por ferir a Constituição Federal e ainda a Lei 13022/15, que institui as normas gerais para as guardas municipais.

Os familiares revelam que os mais de 200 guardas anseiam por mudanças desde que positivas, em que o profissional possa ser valorizado, respeitado e “gerido por um comando sério, igualitário, sem preconceitos, independente da classe do guarda.

Por telefone, ao Diário, um guarda informou que, infelizmente, já se tornou comum o assédio moral realizado contra os guardas novatos, ameaças de enviar veteranos para postos afastados quando colocam alguma resistência às ordens consideradas inadequadas e suspensão de direitos - folgas e férias - por questionar procedimentos.

“Os que ingressaram recentemente estão sendo humilhados pelo Comando, que chega a gritar em público e durante as reuniões. Uma guarda feminina em estágio probatório sofreu recentemente, sendo obrigada a sair da sala da administração da Guarda. Quando o guarda veterano faz uma pergunta que mal interpretada, passa a ser perseguido”, revelou o guarda.

Prefeitura

Procurada, a Prefeitura de São Vicente informa que demandas como essa são apuradas mediante a abertura de processo administrativo, apresentadas por servidores municipais, junto à Secretaria de Administração. No caso do abaixo-assinado em questão, em caso de instauração do processo administrativo, a Prefeitura irá apurar o teor das denúncias.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter