Entrada da Cidade

Espetáculo homenageia fotógrafo e criador do Balé Afro, em Santos

A exibição faz parte das comemorações da Semana Quintino de Lacerda, promovida pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Étnica

Comentar
Compartilhar
16 MAI 2018Por Da Reportagem17h30

Em homenagem ao fotógrafo Antônio Vargas, idealizador e produtor do Balé Afro de Santos, será realizado o espetáculo Gratidão, por ex-integrantes do grupo, neste sábado (19), às 19h, no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro). A exibição faz parte das comemorações da Semana Quintino de Lacerda, promovida pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Étnica e do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.

Criado em 1985, o Balé Afro foi considerado um dos melhores grupos de dança afro-brasileiras do País, responsável pela divulgação da cultura negra por meio da dança e do teatro, até 2005.

O espetáculo, produzido por Iracema Aguiar Menezes, contará com coreografias tradicionais do grupo e exposição de fotos e vídeo contando a história da companhia. A ideia é levar o público a uma reflexão da trajetória social da comunidade afro-brasileira. Para assistir, é necessário doar dois quilos de alimentos não perecíveis.

Prestígio

Antônio Vargas já teve seus trabalhos fotográficos expostos nas mais prestigiadas salas de exposições do País, entre elas o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e a Galeria Cândido Portinari. Fotografou para o Jornal A Tribuna, TV Globo de São Paulo, TV Tupi, SBT, Agência Folha de Notícias, Editora Abril e Vecchi. Também produziu capas de discos nas gravadoras Continental e CBS. Entre os prêmios conquistados, destaque para duas menções honrosas no Concurso Internacional da Nikon, em 1978 e 1999.

Colunas

Contraponto