22h : 27min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Entidades se unem contra o câncer em São Vicente

Evento, que será realizado até o dia 27, pretende chamar a atenção para a prevenção e detecção do câncer de mama com atividades

Comentar
Compartilhar
15 OUT 2016Por Da Reportagem10h00
O evento carro-chefe da campanha será realizado na Câmara Municipal de São Vicente, na próxima sexta-feira (21), a partir das 19h30Foto: Matheus Tagé/DL

Com o objetivo de chamar atenção para a importância da prevenção e detecção do câncer de mama, associações e um grupo de mulheres vicentinas iniciam, a partir de amanhã (16), a campanha ‘Outubro Rosa – A conscientização dá o tom’. A programação segue até o próximo dia 27 com atividades diversas, entre elas mutirão de corte de cabelo para confecção de perucas e um desfile de moda na Câmara Municipal de São Vicente. Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente neste ano, 57 mil casos da doença devem ser diagnosticados no Brasil.

A primeira ação será realizada amanhã (16), às 14 horas, no Salão de Beleza Extravagance, que fica na Avenida Antonio Emmerich, 245, na Vila Cascatinha (no interior do antigo Hipermercado Extra). Diversos profissionais voluntários vão atuar no mutirão de arrecadação de cabelo. O objetivo é incentivar homens e mulheres a doarem mechas que serão transformadas em perucas e entregues a pacientes com câncer. A única regra é que o cabelo tenha a extensão mínima de 20 centímetros de comprimento. Fios pintados ou qualquer tipo de química também podem ser doados.

Até o próximo dia 30, além do salão sede do mutirão, o Studio RR, que fica na Avenida Monteiro Lobato, 65, na Vila Valença) e o Studio Mary, que fica na Rua Valentim Lopes, na Área Continental de São Vicente vão cortar cabelos gratuitamente para quem deseja doar suas mechas.

Desfile

O evento carro-chefe da campanha será realizado na Câmara Municipal de São Vicente, na próxima sexta-feira (21) a partir das 19h30. Na programação está incluída uma série de ações voltadas à saúde da mulher. Além disso, depoimentos de mulheres que estão enfrentando a doença, banco de doação de cabelos que serão destinados às mulheres em tratamento.

Ainda durante o evento, que contará com ponto para a doação de lenços, perucas e cosméticos, profissionais da saúde vão auxiliar no autoexame. Haverá também oficinas de estética, turbantes e artesanatos que fazem alusão ao Outubro Rosa e um desfile com o tema “Nem toda Princesa usa Peruca, algumas usam Lenços”, onde modelos vestidas de princesas da Disney demonstram diversas formas de se usar lenços e turbantes. Neste dia, pacientes atendidas pela Associação Vicentina de Combate ao Câncer Genoveva Perez vão subir na passarela.

Caminhada

Já no dia 25, às 9 horas, será realizada uma caminhada pelo Conjunto Habitacional Tancredo Neves. Alunos das escolas do bairro e a comunidade vão desfilar pelas ruas do bairro com cartazes, bexigas, distribuição de materiais informativos e carro de som com paródias que fazem menção ao Outubro Rosa.

Para encerrar a campanha, no dia 27, à partir das 16 horas, haverá aulão de zumba e a premiação do Concurso Cultural de versos e poesias realizado pela Secretaria da Educação de São Vicente. Neste dia a organização do evento receberá doações de ­produtos de higiene pessoal que serão destinados às mulheres portadores do câncer de mama.

A atividade será realizada na EMEIEF Prefeito Sebastião Ribeiro da Silva, que fica na Rua Querino Mario Biasoli, 90, no conjunto residencial Tancredo Neves.

Colunas

Contraponto

Construtora CredLar