X

Cotidiano

Engenharia da vida está prestes a criar 40 novos tipos de uvas 100% brasileiras

No curto prazo, serão finalizadas três novas uvas: uma é destinada aos vinhos de mesa, com atributos sensoriais que remetem a uma bebida elaborada com uvas europeias. As outras duas são frutas de mesa, sem sementes.

Nilson Regalado

Publicado em 03/06/2018 às 10:59

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Também estão sendo avaliadas uvas de mesa sem semente. / Fotos Públicas/Sebrae

Um trabalho iniciado há 41 anos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) transformou um País até então importador de uva e vinho em importante ator no mercado mundial da fruta e da bebida. E as pesquisas feitas em Bento Gonçalves (RS) e em Petrolina (PE) já estão em fase de validação de 40 novos “tipos” de uvas sem sementes, tipo gourmet.

Segundo a estatal, essas novas frutas serão ainda melhores que a BRS Vitória, desenvolvida pela Embrapa e que vem se destacando no Vale do São Francisco, entre Pernambuco e a Bahia, pela excelente produção, resistência a doenças e aceitação pelo mercado consumidor.

No curto prazo, serão finalizadas três novas uvas: uma é destinada aos vinhos de mesa, com atributos sensoriais que remetem a uma bebida elaborada com uvas europeias. As outras duas são frutas de mesa, sem sementes. A primeira é rosada e tem sabor especial, a segunda é branca, com bagas de formato elíptico que lembram a Thompson Seedless.

Também estão sendo avaliadas uvas de mesa sem semente, com redução do manejo dos cachos no parreiral da fazenda e menor exigência em mão de obra. Com relação às uvas para suco, estão sendo desenvolvidas frutas adequadas à colheita mecânica, tintureiras e sem sementes.

Desenvolver um novo vegetal é um trabalho minucioso, de paciência. Os avanços são lentos porque os resultados só podem ser avaliados safra após safra, depois que a planta entra na fase produtiva, o que pode levar anos... 
Mas, os técnicos e pesquisadores brasileiros têm feito a diferença em prol do produtor rural, do consumidor e da economia nacional, num trabalho que raramente ganha destaque na mídia. 

E essa política pública garante a segurança alimentar no País, uma vez que ajudou a elevar a produção agrícola brasileira nas últimas décadas, tornando o alimento mais acessível para classes de menor renda. E todo esse trabalho é, muitas vezes, feito na raça, sem o devido aporte de verbas públicas.

Nessa trajetória de melhoramento genético da uva brasileira iniciada em 1977, já foram lançadas dezenove variações da fruta, atendendo as cadeias produtivas de suco, vinho e para consumo in natura. E todas elas com alta produtividade e tolerância a doenças, com melhores resultados de produção para as condições de clima e 
solo brasileiros em relação às uvas importadas.

Para que servem as...
Embora a elite rural brasileira canse de alardear que é o produtor rural quem preserva o meio ambiente através de uma legislação exigente, um novo estudo realizado na Escola de Agricultura da USP, em parceria com o KTH Royal Institute of Technology e a Chalmers University of Technology, ambos da Suécia, revela o contrário.

...unidades de conservação...
Das 52 gigatoneladas (Gt) que compõem o estoque de carbono armazenado em vegetação nativa no Brasil, 67% estão em terras públicas, sendo que metade está protegida em unidades de conservação ou terras indígenas.

...e as terras indígenas?
Apesar de os estados e a União serem os principais ‘donos’ desse carbono, isso não significa que essas reservas estejam protegidas, sem o risco de se converterem em gases de efeito estufa (GEE). Cerca de 10 Gt estão em terras públicas sem titulação, onde a disputa pela propriedade e o desmatamento ilegal desafiam a vegetação e podem levar ao aumento das emissões de GEE.

Sempre tem ‘alguém’...
Milhões de objetos, entre planetas, luas, cometas, asteroides e meteoroides aninham-se no nicho gravitacional do Sistema Solar. Mas, só um único objeto, o asteroide (514107) 2015 BZ509, tem trajetória retrógrada...

...fora da curva...
Isso significa que o tal o asteroide é o único corpo celeste entre os milhões que ‘habitam’ o Sistema Solar que gira em torno do sol na direção contrária aos demais.

...neste universo!
Estudo publicado agora no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society concluiu que o asteroide tem origem extrassolar e foi capturado pelo campo gravitacional de Júpiter na época final de formação dos planetas.

Filosofia do campo:

“Sobre a terra, antes da escrita e da Imprensa, existiu a poesia”, Pablo Neruda (1904/1973), diplomata e poeta chileno.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter