07h : 30min

Assine o Diário e o Santista por R$8 por mês no plano atual

Empresário Armênio Mendes morre aos 73 anos

Ele lutava contra um câncer e estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo

Comentar
Compartilhar
13 OUT 2017Por Da Reportagem12h02
Armênio nasceu no dia 2 de agosto de 1944, no vilarejo português Chão de Couce (Conselho de Ancião)Foto: Divulgação

O empresário Armênio Mendes morreu nesta sexta-feira (13), aos 73 anos, após luta contra um câncer. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Armênio nasceu no dia 2 de agosto de 1944, no vilarejo português Chão de Couce (Conselho de Ancião), distrito de Leiria. Saiu de Portugal e desembarcou no Porto de Santos com 18 anos, em 1963. Foi morar em Vicente de Carvalho com um tio seu também português que trabalhava em um açougue.

Lá, trabalhou durante 11 meses em um estaleiro do distrito guarujaense pertencente à família Stipanich, emprego que o seu tio lhe arrumou. Depois, veio a trabalhar também fazendo aterros com um caminhão basculante e em uma oficina de bicicletas.

Ingressou na vida de empreendedor da construção em 1975 – ao notar o seu potencial melhor com a construção do que com o caminhão ou bicicletas – ao fundar a Miramar Construtora, a 1ª empresa das que hoje formam o grupo Mendes – o qual possui edificados edifícios residenciais, casas e produtos ligados ao entretenimento: shopping centers (a exemplos do Miramar Shopping, do Praiamar Shopping e do Brisamar Shopping), hotéis, centros de convenções, rádios (a exemplo da rádio Jovem Pan FM Santos) e outros.

 

Colunas

Contraponto