X

Cotidiano

Em visita à África, papa lamenta violência perpetrada em nome de Deus

O papa fez as declarações no início do primeiro dia completo de sua visita à África, durante uma reunião com líderes religiosos na embaixada do Vaticano em Nairóbi

Estadão Conteúdo

Publicado em 26/11/2015 às 23:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O papa Francisco tratou nesta quinta-feira do problema do extremismo islâmico na África / Divulgação

O papa Francisco tratou nesta quinta-feira do problema do extremismo islâmico na África, lamentando a violência perpetrada em nome de Deus e advertindo para o risco de que jovens se tornem radicais em nome da religião. O pontífice não fez nenhuma referência explícita aos ataques do dia 13 em Paris cometidos pelos terroristas do Estado Islâmico, mas disse que o nome de Deus "nunca pode ser usado para justificar o ódio e a violência".

O papa fez as declarações no início do primeiro dia completo de sua visita à África, durante uma reunião com líderes religiosos na embaixada do Vaticano em Nairóbi. "Quão importante é que sejamos vistos como profetas da paz, pacificadores que convidam os outros a viver em paz, harmonia e respeito mútuo."

O Vaticano informou que os ataques em Paris reforçaram no papa o senso de urgência sobre a necessidade do diálogo inter-religioso. A máxima autoridade da Igreja Católica qualificou como "ataques bárbaros" os atentados ocorridos em Nairóbi em 2013 e 2015, que deixaram mais de 220 mortos. Francisco lamentou que jovens "estejam sendo radicalizados em nome da religião".

O papa deve voltar ao tema da violência inspirada pela religião no domingo, quando visita a República Centro-Africana, país assolado por anos de lutas entre cristãos e muçulmanos. Na capital do país, Bangui, o pontífice planeja se encontrar com líderes cristãos e muçulmanos envolvidos nos esforços de reconciliação e visitar um campo de refugiados onde há cristãos e também uma mesquita no bairro muçulmano da cidade.

Na sexta-feira, o pontífice deve seguir para Uganda, como parte de seu giro de seis dias pelo continente. É a primeira visita do papa à África.

Mais tarde nesta quinta-feira, Francisco deve falar a funcionários da Organização das Nações Unidas em Nairóbi, onde deve enfatizar questões ambientais, um tema importante de seu papado. Na manhã desta quinta-feira, o pontífice também celebrou uma missa no campus da Universidade de Nairóbi, onde criticou a "cultura de egoísmo e indiferença" que torna os homens arrogantes, machuca mulheres e negligencia os mais velhos, além de ameaçar a vida de inocentes que não nasceram.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter