X

Cotidiano

Eleição na OAB/Santos pode ter quatro candidatos

As chapas precisam ser inscritas até o dia 30 de outubro e as eleições acontecem no dia 29 de novembro; mandato é para o triênio 2019/2021

Glauco Braga

Publicado em 19/10/2018 às 08:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Joaquim Fernandes quer surpreender; Dave Prada ainda não sabe se fica no Conselho; Rodrigo Julião quer voltar a comandar a OAB e Matheus Cury está indeciso sobre candidatura / Divulgação

As próximas eleições para escolha da diretoria da Subseção de Santos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acontecem no dia 29 de novembro para o triênio 2019/2021. Na oportunidade, serão eleitos também integrantes dos conselhos Estadual e Federal; Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo e presidência e diretoria da OAB/SP. As chapas precisam ser inscritas até o dia 30 deste mês.

Em Santos, já existem três pré-candidaturas e possibilidade de uma quarta. O ex-presidente Rodrigo Julião; o conselheiro estadual Dave Prada e o advogado Joaquim Fernandes. O atual vice-presidente Matheus Cury está sendo cogitado para o cargo, mas não estaria disposto a aceitar o desafio. O atual presidente da OAB/Santos, Luiz Fernando Rodrigues, desistiu da reeleição e vai se candidatar a uma vaga no Conselho Estadual.

Com a saída de Luiz Fernando Rodrigues da disputa, o grupo que herdou o cargo depois da impugnação da reeleição de Rodrigo Julião, corre atrás de um cabeça de chapa. Historicamente ligado ao atual presidente da OAB/SP, Marcos da Costa, que busca a reeleição, o grupo está, no mínimo, confuso uma vez que Rodrigo Julião anunciou nas redes sociais que já conta com o apoio de Costa no próximo pleito.

Indagado sobre sua candidatura e composição de chapa, Rodrigues respondeu via assessoria de imprensa.

“A diretoria atual da OAB/Santos irá lançar candidatura própria para concorrer às eleições da subseção, que serão realizadas em novembro de 2018, prestigiando o excelente trabalho realizado pelas comissões locais. Os nomes ainda não estão todos definidos e serão registrados dentro do prazo, que se encerra no dia 29 de outubro. O grupo apoia à reeleição do presidente da seccional São Paulo, Marcos da Costa, chapa que contará com o reforço do atual presidente da subseção, Luiz Fernando Afonso Rodrigues, como conselheiro estadual”, informou.

Apesar de ser conversa antiga, tem advogado apostando que pode haver uma composição entre Rodrigo Julião e uma chapa de consenso, unindo pessoas importantes na cassação do mandato de Julião e quem foi cassado e saiu do comando em Santos.

Já Dave Prada ainda não definiu se continua seu trabalho no Conselho Estadual ou vai encabeçar uma chapa para a eleição. O grupo dele está definindo. Duas situações são certas: eles não vão apoiar nem Marcos da Costa nem Caio Augusto para a Seccional São Paulo.

Joaquim Fernandes assiste tudo de camarote e já tem praticamente todos os nomes da sua chapa definidos. Já garantiu seu apoio ao candidato Caio Augusto e acredita que pode ser a grande surpresa da próxima eleição.

Eleição Passada

Na eleição passada, Luiz Fernando Rodrigues teve o apoio de Marcos da Costa na disputa pela presidência da Subseção de Santos, mas Rodrigues acabou sendo derrotado por Rodrigo Julião que tentava a reeleição.

Em função de acusações de irregularidades na campanha para o segundo mandato, Julião foi afastado da função.  Ele foi julgado pelo Conselho Federal da OAB, em Brasília, e quando a sentença transitou em julgado, Rodrigues, segundo colocado na disputa, assumiu o cargo. Durante o imbróglio, a OAB/Santos passou a ser administrada por uma Comissão Interventora (nove meses).

Recentemente, Julião conseguiu na OAB/DF a liberação para se candidatar nas próximas eleições.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Polícia

Criminosos furtam R$ 15 mil em salas de prédio comercial no Gonzaga, em Santos

Segundo o boletim, pelo menos outras duas salas foram invadidas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter