12h : 41min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Dia de Nossa Senhora do Monte Serrat é comemorado em Santos

A tradicional festa foi realizada durante todo o dia e atraiu milhares de pessoas às escadarias do morro

Comentar
Compartilhar
08 SET 2017Por Da Reportagem17h48
A missa campal foi realizada às 9h30 em frente à catedral, presidida por dom Giovani d’Aniello, núncio apostólico do Brasil, Dom Tarcísio Scaramussa e clero de SantosFoto: Rodrigo Montaldi/DL

Milhares de fiéis celebraram hoje (8), durante todo o dia, a festa da Padroeira de Santos. Para festejar a data em comemoração a Nossa Senhora do Monte Serrat, a programação especial contou com missas e procissão pela cidade.

Algumas vias ficaram bloqueadas até o meio da tarde e contaram com o apoio dos Agentes da Companhia de ­Engenharia de Tráfego (CET). As missas foram realizadas até às 19h, quando terminam as festividades.

A missa campal foi realizada às 9h30 em frente à catedral, presidida por dom Giovani d’Aniello, núncio apostólico do Brasil, Dom Tarcísio Scaramussa e clero de santos.
Em seguida, os fiéis se reuniram em procissão e conduziram a imagem de Nossa Senhora até a Prefeitura de Santos, onde houve renovação da consagração da cidade a Nossa Senhora do Monte Serrat.

Após o ato, a imagem da santa iniciou o percurso de volta à sua casa, no alto do Monte Serrat.  Sob chuva de flores e embalada pelo hino da cidade de Santos, a imagem seguiu pelas ruas rumo ao santuário do morro.

O representante do Papa Francisco no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, orou em palavras de paz, esperança e humildade. Também falou sobre a gruta onde foi encontrada N. S. do Monte Serrat e a gruta onde nasceu Jesus e pediu para os fiéis olharem para o próprio coração e deixarem a luz entrar.

Durante a procissão, uma das fiéis caminhava sem calçados. O motivo, segundo ela, foi o pagamento de uma promessa que relacionada à compra da casa própria.

Início. As homenagens começaram dia 28 de agosto, quando a imagem da santa desceu o morro e ficou na ­Catedral para ser reverenciada nas missas diárias­.

Escadarias do Monte Serrat foram preparadas para a festa

A equipe da Prefeitura esteve presente durante toda a semana para ­realizar os últimos ajustes no caminho percorrido pela padroeira, no ­Monte ­Serrat. Toda a extensão da escadaria ganhou pintura nova, bem como a igreja, postes e guias. Também foi instalado o cordão festivo, lixeiras, além de reparos nos degraus da escadaria.

A programação também envolveu a poda de árvores, retirada de grama e limpeza de drenagem. Operários da Subprefeitura dos Morros se revezaram nas intervenções para deixar tudo pronto até o dia da homenagem.

Os preparativos foram motivo de alegria para Antonio Alberto Fernandes, 61 anos, que há 30 mora no morro. “É a festa da nossa padroeira. Ela protege nossa Cidade e merece esse cuidado. E os moradores também ganham com as melhorias”, afirmou.

Nichos

Paralelamente aos serviços, uma equipe da Secult especializada em monumentos coordenou a limpeza das inscrições em cobre dos 14 nichos que contam a Via Crucis, nas escadarias do Monte Serrat. O trabalho foi realizado por voluntários do Projeto Clio, ligado à organização internacional Nova ­Acrópole.

Colunas

Contraponto