X

Cotidiano

Dia da Mulher será marcado por grande ato em Santos

O Ato acontece nesta quinta-feira, na Estação da Cidadania, em Santos, à partir das 16h

Caroline Souza

Publicado em 06/03/2018 às 08:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Aldenir Dida Dias, Gabriela Ortega e Vanessa Gonçalves na redação do Diário do Litoral / Rodrigo Montaldi/DL

“Não é um dia de festa, é um dia de luta pelos nossos direitos”. É dessa forma que Aldenir Dida Dias, do Coletivo Feminista Classista Maria Vai com as Outras; Gabriela Ortega, da Associação Cultural José Martí; e Vanessa Gonçalves, do Coletivo de Bancárias, referem-se ao dia 8 de março. Na Baixada ­Santista, a data será marcada pelo 2º Grande Ato Unificado pela Vida das Mulheres ­Trabalhadoras.

O Ato acontece nesta quinta-feira, na Estação da Cidadania, em Santos, à partir das 16h. No local, vão ocorrer atividades culturais como exposições e sarau. Às 18h30, as mulheres saem em marcha para a Praça da Independência.

De acordo com a doutora e professora Aldenir Dida Dias, as mulheres vão se reunir pedindo o fim do machismo, do feminicídio e da cultura do estupro. “Além disso, vamos lutar contra a reforma trabalhista, a reforma previdenciária, a PEC 241 - que congela as despesas do Governo Federal por até 20 anos, e a PEC 181 - que insere na Constituição a proibição do aborto em todos os casos, inclusive os já previstos hoje pela legislação”, diz.

A organização do ato espera cerca de cinco mil pessoas no dia 8 de março. “Queremos que as mulheres de toda a Baixada Santista parem”, diz Aldenir. “São as mulheres trabalhadoras as mais prejudicadas com a reforma da previdência social”, ­complementa.

“O aumento na idade para se aposentar desconsidera o trabalho doméstico, que soma 5h a mais de trabalho por semana. Além de nossos salários serem ­menores que os de homens na mesma função”, comenta Gabriela. “O trabalho da mulher é desvalorizado em casa ou ­quando trabalham fora”, ­continua.

Quinze coletivos farão parte do ato. São eles: Coletivo Feminista Classista Maria Vai com as Outras; Coletivo Feminista Rosa Lilás; Setorial de Mulheres - Liberdade Socialismo e Revolução (LSR/PSOL); Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro; MAIS Mulheres/PSOL; Companhia do Imaginário; Promotoras Legais Populares (PLPs); Mulheres da Frente Sindical Classista; Coletivo Ecoa Preta; Movimento Empoderamento Liberdade e Arte (E.L.A.); Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Bancários/ INTERSINDICAL central da classe trabalhadora; Associação José Martí; SINSPREV Baixada Santista; Mandato Vereador Chico Nogueira; Associação de Mulheres do Cortiço de Santos; além de mulheres militantes da região.

Na Praça da Independência, ao final da marcha, haverá uma apresentação teatral.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter