X

Cotidiano

Destinação Criança recebe doações até dia 30

Na Baixada Santista é possível fazer a destinação por meio do site Destinação Criança, que emite um boleto bancário, em nome do Fundo da escolha do contribuinte

Da Reportagem

Publicado em 26/04/2018 às 22:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os contribuintes de Guarujá que fazem a declaração de Imposto de Renda, pelo modelo completo, podem destinar até 3% do imposto devido aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). A destinação deve ser feita na declaração, que pode ser entregue a Receita Federal até a próxima segunda-feira (30).

Na Baixada Santista é possível fazer a destinação por meio do site Destinação Criança, que emite um boleto bancário, em nome do Fundo da escolha do contribuinte e que pode ser pago em qualquer banco. Um serviço gratuito que surgiu de uma iniciativa da própria Receita Federal e da Rede dos CMDCAs da Região.

O valor destinado poderá ser deduzido de duas formas: apurado o valor a pagar de imposto, a doação será abatida deste saldo. No caso de imposto a restituir, o valor da doação será somado ao da restituição e corrigido pela taxa Selic. Portanto, há uma antecipação do recurso destinado e é possível restituí-lo.

O Fundo é gerenciado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a destinação garante que os recursos serão aplicados em projetos da Cidade.

Confira o passo a passo para fazer sua doação:

1 – Optar pelo preenchimento da declaração no modelo completo;

2 – Acessar a aba 'Resumo da declaração', clicar no Cálculo do Imposto e observar quanto será o Imposto Devido;

3 – Selecionar 'Doações Diretamente na Declaração – ECA' e logo clicar em 'Novo';

4 – No campo 'Tipo de Fundo', escolher o Fundo Municipal de Guarujá – cidade onde reside. O contribuinte deverá inserir o estado (UF) e selecionar o Município (Guarujá);

5 – No item 'Valor Disponível para doação' (embaixo à direita), saiba qual é a quantia máxima de destinação. O valor é calculado automaticamente;

6 – No campo 'Valor', o contribuinte poderá preencher até o limite do valor disponível para doação já calculado;

7 – No item 'doações Diretamente na Declaração – ECA', o contribuinte poderá imprimir ou salvar o Darf em seu computador menu lateral;

8 – O recurso destinado, conforme a Receita Federal, fica no Município e ajuda projetos voltados a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social;

9 – Em 2018, entre toda a Região e o Vale do Ribeira – caso todos os contribuintes destinarem parte do Imposto de renda ao FUMCAD, a captação poderá chegar a R$ 72 milhões.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter