X

Cotidiano

Del Bosco quer audiência para discutir Hospital Estivadores

Secretário de Gestão de Santos, Fábio Ferraz, será convocado para explicar promessa não cumprida

Carlos Ratton

Publicado em 20/10/2016 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Decisão da Justiça de Santos coloca Administração Municipal em situação difícil / Matheus Tagé/DL

O presidente da Comissão Especial de Vereadores (CEV) do Hospital dos Estivadores, Marcelo Del Bosco (PPS), vai realizar uma audiência pública para discutir a suspensão, pela Justiça, do contrato de gestão celebrado entre a Prefeitura de Santos e o Instituto Social Hospitalar Alemão Oswaldo Cruz.

No encontro, ainda sem data definida, Del Bosco vai convocar o secretário de Gestão Fábio Ferraz que, em 11 de março deste ano, em outra audiência, garantiu que todos os requisitos legais para a escolha da entidade estavam sendo acompanhados atentamente, principalmente o tempo de atividade da empresa que iria responder pela gestão do equipamento.      

“Vamos provocar nova audiência pública a e discutir essa questão. Já que a própria Prefeitura infringiu uma lei sancionada por ela mesma. Isso está num artigo de uma lei em vigor”, informa Del Bosco via assessoria de Imprensa.

Vale lembrar que o juiz José Vitor Teixeira de Freitas concedeu liminar à ação popular, movida pelo advogado Nobel Soares, suspendendo o contrato após comprovar que a entidade foi constituída em 4 de fevereiro de 2015, contrariando o artigo nono da lei municipal 2947/13, que obriga no mínimo três anos em atividade para poder operar o hospital.

A lei local segue outra federal, instituída em 2012. “Vale lembrar que o Nobel Soares é filiado ao PPS e Marcelo Del Bosco, no último debate, apontou essa questão”, conclui em nota o ­parlamentar.

Outro vereador que se manifestou sobre a questão ontem foi Evaldo Stanislau (Rede), que garantiu que fará um pronunciamento hoje na sessão da Câmara. “Tudo isso aí não é novo porque eu já havia denunciado. Fiz requerimentos sobre isso. A emenda dos três anos foi criada por mim”, destacou.

Nas redes sociais. Stanislau foi ainda mais contundente: “sou o autor da emenda que demanda os três anos de existência das OSs, justamente para evitar a criação de OSs de conveniência, que em um ‘jogo de cartas marcadas’, por exemplo, ganhasse a licitação. Ela que embasa o cerne da decisão do Judiciário, fato que já denunciamos em plenário mas foi sem sucesso.

Agora, quem paga o pato é a população mais carente e os pouco mais de 50% dos eleitores que foram hipnotizados pela propaganda maciça, e acrítica, da Prefeitura. Santos tornou-se uma cidade estranha sob esse aspecto. As vezes penso que está mais para Sucupira. Lamentável”.

Outros problemas

O magistrado ainda destacou que o Instituto não pode ser confundido com o Hospital Oswaldo Cruz, fundado em 1966, conforme alega a Municipalidade, para justificar a contratação.

“Trata-se de diferente pessoa jurídica. O contrato foi celebrado com o Instituto réu que, na verdade, não atende os requisitos legais para gerenciamento, operacionalização e execuções das ações e serviços do Complexo Hospitalar dos Estivadores”, afirma o juiz.

José Teixeira de Freitas, em sua decisão, garante que houve ilegalidade e indícios de lesividade ao interesse público e pede a suspensão dos repasses mensais ao Instituto pela Administração.

A ação também tem como réus o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e o Município de Santos. A Prefeitura está estudando recurso cabível no Tribunal de Justiça para reverter a decisão.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter