X

Cotidiano

Cubatão tem cinco nomes na disputa pelo Executivo

Após convenções partidárias na Cidade, cenário político para a escolha do novo prefeito fica mais perto de uma definição

Publicado em 08/08/2016 às 09:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No início do ano, quando o cenário para as eleições deste ano começaram a se formar, a Cidade tinha 12 prefeituráveis; coligações reduziram este número em menos da metade / Matheus Tagé/DL

Após uma semana de convenções partidárias em Cubatão, o cenário político para eleger prefeito, vice e vereadores começa a ser definido. Ademário Oliveira (PSDB), Dinho Heliodoro (SDD), Fábio Inácio (PT), Severino Tarcício Dóda (PSB) e Wagner Moura (PMDB) oficializaram suas campanhas ao Executivo da Cidade ao lado dos partidos coligados, militantes e pré-candidatos ao Legislativo.

A última decisão que ainda precisava ser anunciada era sobre o vice escolhido para a chapa de Moura. Indefinição esta que foi resolvida na última sexta-feira, dia 5, com o anúncio do médico Paulo Rosa, filiado ao PPS, para o cargo. A escolha foi unânime entre os partidos que formam a coligação - PMDB, PPS, PRB, PP e PPL -, que realizou convenção partidária há uma semana: no domingo, dia 31. Rosa é servidor público e trabalha há mais de 35 anos como médico na Cidade.

Na quinta-feira passada, dia 4, outra coligação foi anunciada durante a convenção partidária que oficializou a campanha do professor e então vereador Fábio Inácio (PT) à Prefeitura de Cubatão. Com apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente no evento, e da atual prefeita Marcia Rosa (PT), o prefeiturável apresentou o engenheiro Pedro Hildebrando (PSD) como vice da coligação – formada por PT, PSD, PEN, PDT, PV, PCdoB, PPC e PROS - e mais de 60 pré-candidatos ao ­Legislativo.

Na segunda-feira, dia 1º, foi a vez do Solidariedade apresentar o vereador Dinho Heliodoro como pré-candidato à Prefeitura de Cubatão. O vice escolhido para a chapa pura (sem coligações) foi o sindicalista e ex-funcionário da Cia. Santista de Papel, o Joaquim da Santista. A coligação oficializou a pré-candidatura de 23 nomes ao Legislativo – 16 homes e sete mulheres.

Já no domingo, dia 31 de julho, além da convenção de Moura, os vereadores Ademário e Dóda também oficializaram suas campanhas. O último, pré-candidato à Prefeitura pelo PSB, apresentou a coligação “Arco da Aliança”, unindo os partidos PSB, PR, PSC, PMN, PSDC, PHS e PMB. A chapa ainda conta com o nome do ex-vereador Geraldo Guedes (PR) como vice e a pré-candidatura de 80 nomes ao Legislativo.

O prefeiturável pelo PSDB, Ademário Oliveira, oficializou a campanha através da coligação “Juntos por Cubatão”, que une PSDB, DEM e PTB. O engenheiro Pedro de Sá, do PTB, foi escolhido como o vice-prefeito da chapa. Além disso, 53 nomes foram apresentados como pré-candidatos a vereança.

Apoios

Assim que a corrida pela cadeira do Executivo começou, no início deste ano, Cubatão tinha 12 pré-candidatos à Prefeitura de Cubatão. Antes mesmo das convenções, nomes conhecidos desta lista já declaravam apoio às candidaturas oficializadas até agora.

Dois nomes ficaram com a cadeira de vice: Pedro de Sá e Geraldo Guedes. Adalberto Ferreira (PSC), Carlos de Freitas (PSDC) e Maurici Aragão (PMN) também declararam apoio ao “Arco da Aliança” de Dóda. Já o atual vice-prefeito da Cidade, Donizete Tavares (PSD), declarou apoio à coligação de Fábio Inácio. O ex-vereador João Ivaniel, que se colocou como pré-candidato no início do ano, também deve seguir o apoio de seu partido, o PDT, ao candidato da atual prefeita.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter