19h : 58min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Contas de luz terão redução no valor a partir de 23 de outubro

Novas tarifas foram autorizadas pela Aneel em reunião de diretoria realizada hoje

Comentar
Compartilhar
18 OUT 2016Por Da Reportagem12h00
Contas de luz terão redução no valor a partir de 23 de outubroFoto: Divulgação

As cidades de Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande e Vicente de Carvalho, em Guarujá, que são atendidas pela CPFL Piratininga, terão redução em suas contas de luz, a partir de 23 de outubro.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (18/10) a redução média de 24,18% nas tarifas aplicadas pela Companhia, que atende que atende a 1,68 milhão em 27 municípios no interior e no litoral paulista.

A conta de luz dos clientes de alta tensão, como indústrias, será reduzida em 30,22%. Por sua vez, a tarifa dos consumidores de baixa tensão, como residências e serviços comerciais de pequeno porte, terá queda de 19,48%. Os novos porcentuais foram autorizados pela Aneel em reunião de diretoria realizada hoje.

A redução da conta de luz reflete a diminuição no valor cobrado na tarifa do encargo setorial CDE e do menor custo de compra de energia produzida pela usina hidrelétrica Itaipu, cotada em dólar (em 2016, houve redução da tarifa em dólar e valorização do real). Outro fator que contribuiu para a queda foi a devolução da perda de receita causada pela liminar obtida pelos grandes consumidores para não pagar a CDE.

Esses custos compõem a chamada Parcela A, que não são gerenciáveis pela CPFL Piratininga e não compõem a sua remuneração. A Parcela B, que considera os gastos operacionais gerenciáveis da empresa e determinam a sua remuneração, representa uma pequena parcela da tarifa de energia estabelecida pela Aneel.

Colunas

Contraponto

Construtora CredLar