X

Cotidiano

Confira algumas dicas para renovar a casa sem pesar no bolso

Com ideias criativas, recursos facilmente aplicáveis e soluções mais acessíveis, é possível sim ter um lar cheio de estilo

Da Reportagem

Publicado em 16/09/2017 às 11:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

É possível lançar mão de recursos que vão além da estética e alcançam a funcionalidade sem pesar no bolso / Divulgação

Quem não sonha em morar em uma casa bonita e agradável? Porém, muitas vezes o sonho acaba sendo adiado por conta do orçamento apertado. A boa notícia é que, com ideias criativas, recursos facilmente aplicáveis e soluções mais acessíveis, é possível sim ter um lar cheio de estilo e, mais, que seja útil e atenda às necessidades dos moradores.

O arquiteto Bruno Moraes, formado pela ­faculdade Belas Artes de SP e pós graduado em ­Gerenciamento de Empreendimentos na ­Construção Civil, pela FAU Mackenzie, garante que é possível lançar mão de recursos que vão além da estética e alcançam a funcionalidade sem pesar no bolso.

“É importante pensar na função que o décor tem na vida do cliente, para além da beleza, as soluções devem facilitar a rotina”, defende.

Home Office

- Em apartamentos compactos, onde os ambientes são todos integrados, a dica é não criar um canto descolado do contexto da residência. Neste projeto, Bruno usou um móvel único com várias funções: de rack para a TV e, na sequência, a função de home Office;

- Outra sugestão é customizar o espaço de acordo com a função. O arquiteto fixou na parede da área do escritório uma trama metálica, na cor cobre, que tem tanto a função de deixar lembretes das atividades do dia a dia do trabalho como expor imagens e gravuras para decorar a sala. Solução rápida, barata e funcional.

Cozinha

- Em folha de madeira freijó, a prateleira instalada acima da pia da cozinha é uma ótima opção de apoio para os temperos. Neste projeto, o arquiteto fixou a peça com pinos invisíveis ao em vez da mão francesa. O resultado é um efeito visual limpo e mais leve;

- A prateleira também recebeu quadros. Neste caso, a dica é escolher cores e imagens que contrastem com o revestimento de fundo e que, ao mesmo tempo, o tema do quadro converse com o estilo do ambiente.

Jardim

- Buscando criar uma fuga do ambiente urbano, vale pensar em uma parede verde com temperos que podem ser colhidos frescos para uso dos moradores. Neste projeto, o arquiteto usou pregos nas ripas de madeira para poder pendurar os pequenos vasos.

Quarto

- Pintar uma das paredes ou apenas uma pequena parte da dela com tinta lousa garante um mural barato e divertido para recados e desenhos. Para quem tem pouco espaço, também vale improvisar nos móveis. Banquetas e pufes podem ser usados como criados-mudos, por exemplo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter