X

Cotidiano

Concha Acústica oferece risco aos pássaros

As aves estão morrendo ao colidirem contra os vidros transparentes do equipamento localizado no Boqueirão

Carlos Ratton

Publicado em 01/03/2016 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os vidros transparentes confudem os pássaros; prefeitura informa que está providenciando adesivos para alertando as aves sobre a barreira / Matheus Tagé/DL

Além do problema relativo ao som – a Concha Acústica de Santos impede aos artistas o uso dos principais instrumentos de percussão, como bateria acústica, bumbos e surdos, inclusive os sinfônicos – descobriu-se, agora, que equipamento também está prejudicando a vida dos pássaros.    

Recentemente, os grupos Vox Vegan, Onda Vegana e Animal S.O.S se reuniram com o secretário de Cultura, Fábio Nunes, o Professor Fabião, para tentar colocar um fim às mortes em série de pássaros que estão ocorrendo no equipamento por conta do choque com os vidros transparentes que o rodeiam.    

Fabião é biólogo. Os ativistas disseram que ele se mostrou solícito no sentido de resolver a questão. No entanto, solicitou que os ambientalistas apresentassem uma solução técnica para o problema. Fabião teria concordado com a compra de capas para os ventiladores no momento em que não estão sendo usados, pois sem a proteção devida estão se tornando ninhos para os pássaros.

“Importante frisar que, mais uma vez, estamos fazendo o trabalho dos vereadores que se elegem em cima da causa animal, mas pouco ou nada fazem por ela. Pois sim, pássaros, inclusive as pombas, também são animais”, afirma o ativista Leandro Ferro.

Prefeitura reconhece o problema

Procurada ontem, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) informa que não há registros de casos de pássaros que tenham se chocado contra o vidro, mas comentários que chegaram à Administração. A Secretaria de Comunicação e Resultados (Secor) recebeu pedido para colocar adesivo na superfície de vidro, minimizando as áreas expostas e assim alertando as aves sobre a presença da barreira. O material produzido será enviado para avaliação técnica da Semam.

Além disso, a equipe da Semam foi chamada para analisar a presença de um ninho dentro de um dos ventiladores internos da Concha. O aparelho foi desligado até o nascimento e posterior abandono do ninho pelas aves. A Semam orientou a colocação de uma tela no equipamento, com o objetivo de impedir novas nidificações no local. Além disso, a Secult já providenciou capas para cobrir os equipamentos durante o tempo em que a Concha não estiver sendo usada.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente abre agenda para castrações de cães e gatos

Tutores devem apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência

São Vicente

São Vicente anuncia Praça Pet, após '1ª Cãominhada da Alegria'

Isso será muito legal, pois vai acontecer uma soma de forças para que a nossa Cidade caminhe para frente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter