X

Cotidiano

Com letra 'suave' e passo 'favorável', funk é hit de blocos

O funk "Tá tranquilo Tá favorável", de Mc Bin Laden é hit do carnaval de rua de São Paulo

Folhapress

Publicado em 06/02/2016 às 20:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mc Bin Laden é sucesso nos blocos de rua todo o país / Divulgação

"Eu trabalhava de vendedor de calçados na 25 de Março. Às vezes, o gerente me chamava e falava: faz uma rima para a cliente. E eu começava a rimar com o chinelo, o preço do tênis, da sandália, falava da operadora de caixa, da gorjeta."

Os antigos clientes podem não lembrar do nome de Jefferson Cristian dos Santos de Lima, 22, o MC Bin Laden, mas já devem ter ouvido ao menos um refrão dele por aí.

O funk "Tá tranquilo Tá favorável" é hit do carnaval de rua de SP. Seu videoclipe, que já passava de 12 milhões de visualizações no YouTube na sexta (5), originou vários memes na internet e virou tema de comemoração de gol.

"Quero ver agora você dizer que 'tá' tranquilo sem dizer 'tá' favorável", desafia.

A expressão que dá nome à música tem um quê do "Beijinho no Ombro", criado pela funkeira carioca Valesca Popozuda. O alvo de ambos são "os recalcados", aparentemente grandes desafetos dos funkeiros.

"A gente 'tava' suave e dizia: 'tá tranquilo'. E o favorável é para os recalcados. Em vez de mostrar o dedo do meio, fazíamos o sinal da [marca de surfwear] Hang Loose e dizíamos: 'tá favorável'", conta Bin Laden.

A música cita Copacabana, mas o clipe foi gravado em Maresias (litoral norte de SP). Sem camisa ou vergonha dos quilos a mais, Bin Laden ensina os passinhos que inventou "na hora": "Faz o sinal da Hang Loose, faz o famoso sinal do Ronaldinho".

Ele acompanha pelas redes sociais seus gestos sendo reproduzidos em blocos de rua todo o país, mas nunca foi muito de Carnaval.

"Conheci o Carnaval no ano passado quando fui fazer um show no Rio. Lá, vi uma coisa que eu nunca tinha visto na vida nas ruas: pessoas fantasiadas, até pessoas peladas e muitas marchinhas."

Neste ano, pretende ir a um bloco pela primeira vez na vida, mas ainda não decidiu qual convite vai aceitar.

Versão light

Famoso na periferia por músicas como "Bololo haha" e "Passinho do Faraó", o sucesso do funkeiro entre jovens de classe média coincide com a suavização das letras.

Nascido na Vila Progresso (extremo leste de SP), de onde tirou inspiração para suas músicas, Bin Laden agora adota discurso mais "light".

"O Bin Laden ficou conhecido pelas músicas de droga, pelas músicas de palavrão, aquilo tudo que eu cresci vendo acontecer. Tipo assim, não é por que eu cresci ali que eu preciso ser igual aquilo, né?".

Apesar da fama de mau, Bin Laden frequenta a igreja evangélica e tem a mesma namorada de antes da fama.

O próprio nome artístico não reflete nenhuma admiração ao idealizador aos ataques de 11 de setembro de 2001. A produtora achou o nome que ele usava, MC Jeeh J.K., fraco. Sugeriu a mudança, baseada em funk de autoria dele chamado "Bin Laden não morreu".

"Se existia um Bin Laden ruim para a Terra, hoje existe um Bin Laden bom, tipo, engraçado", argumenta.

Se fosse homenagear alguém na vida, o escolhido do funkeiro seria outro: Neymar, ex-jogador do Santos e hoje do Barcelona. "Meu filho vai se chamar Neymar, sou santista de verdade."

Assistir aos jogos do time do coração é o grande hobby do paulistano, ao lado do hábito de escrever músicas.

Na esteira de "Tá tranquilo Tá favorável", Bin Laden já prepara uma continuação: "Tá a vonts Tá suave".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter