X

Cotidiano

Clima ameno marca início do inverno na região

A massa de ar polar, que trouxe frio para áreas do Sudeste no fim de semana, está se afastando para alto mar

Rafaella Martinez

Publicado em 21/06/2018 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Algumas medidas simples podem salvar vidas no inverno: quando sair de casa, leve sempre um par de meias ou um agasalho extra. Entregue para quem sente frio nas ruas / Rodrigo Montaldi/DL

Pouco frio na madrugada e temperaturas agradáveis à tarde, sem muito frio e nem muito calor: essa é a projeção do Climatempo para os primeiros dias do Inverno, que começa hoje no Brasil. A massa de ar polar, que trouxe frio para áreas do Sudeste no fim de semana, está se afastando para alto mar. Com a mudança na direção dos ventos, a umidade entra em queda e as temperaturas voltam a subir.

“A tendência agora, serão de dias mais estáveis com a volta do predomínio de uma massa seca”, explica a meteorologista Fabiana Weykamp do Climatempo.

Até o final da semana, os termômetros vão subir mais. “O primeiro fim de semana do inverno será até quente para os padrões da estação com sol forte e calor à tarde em toda a Região Sudeste. Muito diferente do último fim de semana do outono, onde o tempo ficou úmido e frio”, completa Weykamp.

No entanto, é preciso cautela nesse período de oscilação de temperatura.  Na Baixada Santista, Prefeituras começaram a pensar formas de diminuir o frio de quem dorme nas ruas durante o inverno.

Santos é a cidade que oferece a maior rede de apoio para pessoas em situação de rua. Com a abertura do abrigo de inverno na semana passada são cinco equipamentos disponíveis para receber pessoas em situação de rua nas noites frias.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Ramirez Jordão, haverá também a intensificação do trabalho das Equipes de Abordagem que percorrem as ruas da cidade efetuando abordagens e encaminhamentos para a rede socioassistencial do município.

“Aumentam também as chances de convencimento das pessoas a aderirem aos serviços oferecidos pela Prefeitura”, acredita Jordão.

A Prefeitura de Guarujá realiza a oferta de serviços voltados à população em situação de rua, conforme os dispositivos legais e a regulamentação da Política Nacional de Assistência Social.

Diariamente a equipe de Abordagem Social realiza busca ativa e a identificação de pessoas de ambos os sexos adultas a fim de ofertar o serviço do Centro Pop, localizado na Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, 1521,  Vila Áurea, e que é a principal porta de entrada para o acolhimento.

No Inverno, a Prefeitura de Itanhaém promove a campanha do agasalho, onde através da identificação dos cadastros feitos pelo serviço social do Centro Pop são distribuídos cobertores e agasalhos à população de rua do Município.

Em Bertioga, a Casa de Passagem funciona por meio de um termo de colaboração com a Adesaf, organização da sociedade civil, e funciona todos os dias, 24 horas. O grupo recebe doações de produtos de higiene pessoal, agasalhos e lençóis em bom estado de conservação, que serão destinadas aos atendidos pela Casa de Passagem.

Quem puder doar deve comparecer à sede da Adesaf (Rua Guarany, 70, Parque São Vicente, São Vicente), de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas ou das 14 às 18 horas.

Mongaguá não dispõe de abrigo/albergue e a Administração Municipal, por meio do Departamento de Assistência Social, está promovendo a Campanha de Arrecadação de Agasalhos e Cobertores, e assim que os recebe já efetua a distribuição/doação às pessoas inseridas na demanda social.

Já Praia Grande informa que o serviço de Abordagem Social realiza o mapeamento e busca ativa que identifica, nos territórios, a incidência de pessoas em situação de rua, realizando a sensibilização para que os mesmos busquem o auxílio.

Carreata arrecada roupas de frio em São Vicente

A Carreata do Agasalho, realizada pela Cruz Vermelha, em parceria com o Colégio Notre Dame, o Fundo Social de Solidariedade e o apoio da Prefeitura da Cidade, acontece neste domingo (24) e visa arrecadar cobertores e agasalhos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação terá concentração a partir das 8 horas, com saída às 9h em frente à unidade III do Colégio Notre Dame, localizada na rua Coronel Pinto Novaes, 34, no Itararé.

Confira o trajeto

Concentração no Colégio Notre Dame (Rua Coronel Pinto Novaes); Av Manoel da Nóbrega; Avenida Ayrton Senna da Silva; Av. Marechal Deodoro; Praça da Bandeira; Av. Presidente Wilson; Av. Manoel da Nóbrega; Av. Saldanha da Gama; Rua Pero Corrêa; Av. Presidente Wilson; Rua Rangel Pestana; Av. Antônio Rodrigues; Av. Embaixador Pedro de Toledo; Praça 22 de Janeiro; Rua Padre Anchieta; Av. Quintino Bocaiúva; Rua Freitas Guimarães; Rua Pero Correa; Rua Coronel Pinto Novaes.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Polícia

Criminosos furtam R$ 15 mil em salas de prédio comercial no Gonzaga, em Santos

Segundo o boletim, pelo menos outras duas salas foram invadidas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter