X

Cotidiano

Cantareira volta a ser o principal sistema de água metropolitano

Nesta sexta-feira (12), o manancial, atende 5,7 milhões de paulistas, está com 36,9% da sua capacidade total

Folhapress

Publicado em 12/02/2016 às 16:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Cantareira voltou a assumir o posto de principal sistema de abastecimento de água da Grande São Paulo / Divulgação/Sabesp

Em janeiro, o Cantareira voltou a assumir o posto de principal sistema de abastecimento de água da Grande São Paulo. Desde março de 2015, ele havia sido ultrapassado pelo Guarapiranga, em termos de números de pessoas atendidas.

Hoje, enquanto o Cantareira atende 5,7 milhões de paulistas, o Guarapiranga fornece água para uma população de 5,2 milhões de pessoas. Antes da estiagem, no final de 2013, os dois sistemas atendiam, respectivamente, 8,8 milhões de pessoas e 3,9 milhões de pessoas.

Por causa da maior seca da história do Cantareira, a Sabesp e o governo Geraldo Alckmin (PSDB) tiveram que acelerar as obras de interligação entre os sistemas de abastecimento de água da Grande São Paulo. Muitas das ações constavam de vários planos de segurança hídrica da região feitos havia vários anos.

A retomada da produção de água no Cantareira em janeiro ocorreu após o mês ter registrado chuvas praticamente dentro da média histórica. Apesar da melhora, especialistas alertam que a situação dos mananciais da Grande São Paulo está longe do ideal. Principalmente a do próprio Cantareira.

Nesta sexta-feira (12), o sistema Cantareira está com 36,9% da sua capacidade total. A atual temporada de chuvas termina em março e, dependendo do que ocorrer durante os meses mais frios, o volume morto poderá ter que ser usado novamente no segundo semestre.

Do total de consumidores da Sabesp na região metropolitana, segundo números oficiais da companhia, 65% ganharam bônus em janeiro. Número que tem se mantido mais ou menos estável durante os meses de verão. Na outra ponta, 14% dos clientes da Sabesp pagaram sobretaxa por usar água em excesso.

Desde o dia 1º de fevereiro, a Sabesp mudou os números do consumo de referência para cálculo do bônus. Os novos valores estão na conta de água de cada consumidor.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter