X

Cotidiano

Candidatos analisam resultado da pesquisa Opinião/DL

Prefeituráveis que concorrem a vaga de chefe do Executivo municipal comentaram os resultados de levantamento realizado pelo Instituto Opinião a pedido do DL

Publicado em 21/09/2016 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com 25,37% das intenções de voto, o vereador Ademário da Silva Oliveira (PSDB) lidera a pesquisa feita pelo instituto Opinião / Diário do Litoral

Os candidatos a prefeito de Cubatão realizaram uma análise do panorama eleitoral apresentado pela pesquisa Opinião/DL, divulgada ontem.

Com 25,37% das intenções de voto, o vereador Ademário da Silva Oliveira (PSDB) lidera a pesquisa feita pelo instituto Opinião Pesquisa, Análise e Consultoria Ltda a pedido do Diário do Litoral, sobre a eleição para a prefeitura de Cubatão. O ex-parlamentar Wagner Moura (PMDB) está em segundo lugar, com 18,41%. A seguir aparecem os também vereadores Adeildo Heliodoro dos Santos, o Dinho Heliodoro (SD), com 16,67%, Severino Tarcisio da Silva, o Doda (PSB), com 15,17%. Em último lugar está o candidato do governo, Fábio Inácio (PT), com 7,96%.

Os eleitores que declararam que não votariam em nenhum dos candidatos somam 9,95%. Já os que não souberam responder chegam a 6,47%.

O levantamento ouviu 402 pessoas, entre os dias 14 e 15 de setembro. A margem de erro para o total da amostra é de 4,9%, para mais ou para menos, considerando-se o coeficiente de confiança 95%. A pesquisa foi registrada com o número SP- 04540/2016 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Reportagem entrou em contato com os cinco candidatos. Líder nas intenções de voto, Ademário Oliveira fez uma avaliação positiva. “O resultado da pesquisa mostra o que já sabíamos, a população abraçou nossa campanha e enxerga na gente a esperança”.

Já os outros candidatos adotaram um tom mais crítico em relação ao método adotado para a realização da pesquisa pelo Instituto Opinião. “Eu achei que não está proporcional a alguns resultados de pesquisas particulares que temos na cidade, mas que não são registradas. Acho que o instituto falhou bastante. Como num universo de 96 mil eleitores, se faz 402 entrevistas só? Bairros com mais população tiveram menos entrevistas do que outros bairros. De certa forma, fomos prejudicados por isso. Questiono a questão logística de pessoas entrevistadas”, comentou Wagner Moura, que concluiu ao falar sobre o empate técnico entre os candidatos.

“Com uma margem de erro de 4,9% para cima ou para baixo demonstra que estamos todos em empate técnico. Nesse ponto, é exatamente o mesmo resultado das pesquisas que temos aqui. Não com essa distância que foi demonstrada na pesquisa”, disse o pemedebista, segundo colocado na ­amostragem.

Terceiro colocado, Dinho Heliodoro disse ter convicção de que os números apontados não refletem o sentimento da população de Cubatão. Ele apontou descuido do instituto em relação ao trabalho com a pesquisa.

“Tenho certeza absoluta que o resultado não retrata o sentimento das ruas. Não entrei ontem na política e sei quando um candidato está bem ou não nas pesquisas. Lamento que a empresa contratada para realizar a pesquisa não tenha tomado os devidos cuidados para não termos o resultado mascarado, como ocorreu. Antes que a empresa responda que não houve erro na condução dos trabalhos, adianto: Vamos aguardar 2 de outubro e confirmar que estamos com a ­verdade!”.

Outro que também discordou da metodologia aplicada pelo instituto Opinião foi Fabio Inácio que revelou ter sido um dos entrevistados na amostragem. “Eu discordo da metodologia que foi usada. Uma metodologia que não usa filtro, a amostragem, estatisticamente, ela é complicada. Eu, inclusive, fui entrevistado e a entrevistadora me disse que não tinha filtro. Como você estratificam, de acordo com o eleitorado, a população?”.

O petista, assim como os outros candidatos que aparecem atrás do tucano, apontou que pesquisas internas possuem um resultado diferente.

“Todas as nossas avaliações diferem do que foi apontado pela pesquisa. É uma eleição muito parelha. Todos os candidatos estão muito próximos. Todos os outros candidatos, com exceção o Ademário que está na frente, tem essa visão. Que essa pesquisa não reflete a realidade da cidade. Primeiro, é uma disputa intensa entre os cinco candidatos. Segundo, uma eleição que ainda muita gente tem dúvida para prefeito. Pela pesquisa, praticamente mais de 80% já teria definido o seu candidato para o prefeito e não é o que sentimos nas ruas. O sentimento das ruas é de uma disputa grande entre os candidatos e que a coisa está muito indefinida. Qualquer um dos cinco pode vencer essa eleição”.

A Reportagem entrou em contato com a assessoria do vereador e candidato Severino Tarcisio da Silva, o Doda (PSB), mas não houve retorno até o fechamento desta edição.

Corrida pelo cargo de chefe do Executivo municipal em Cubatão deve ser acirrada. Cinco candidatos, todos com passagem pelo Legislativo, concorrem à prefeito

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter