Entrada da Cidade

Campanha nacional alerta para harmonia no trânsito

Entre os dias 18 e 21, a Família Paz e Amor no Trânsito estará a bordo de um veículo antigo

Comentar
Compartilhar
14 SET 2018Por Da Reportagem20h22
O evento nacional tem como tema Nós somos o trânsito - o mesmo do Maio AmareloFoto: Divulgação/PMS

Pedestre, motorista, ciclista, motociclista. Independente da condição em que esteja, todo cidadão que circula por vias públicas precisa adotar um comportamento responsável e seguro. Essa é a mensagem a ser intensamente difundida durante a Semana Nacional do Trânsito, que se desenvolve entre os próximos dias 18 e 25 e da qual Santos participará.

O evento nacional tem como tema Nós somos o trânsito - o mesmo do Maio Amarelo, movimento internacional cujo objetivo também é mobilizar a sociedade para reduzir acidentes e preservar vidas. A cargo da CET-Santos, a programação local da semana vai começar com uma ação que pretende chamar a atenção das pessoas nas ruas.

Entre os dias 18 e 21, a Família Paz e Amor no Trânsito estará a bordo de um veículo antigo. Formado por um ator e dois operadores de tráfego (todos caracterizados de hippies), o grupo vai interagir com o público. A proposta é, de forma descontraída, orientar sobre posturas seguras e reforçar o apelo pela harmonia no trânsito.

A ação, parceria entre CET e Secretaria Municipal de Cultura (Secult), ocorrerá sempre das 11h às 14h, nos seguintes pontos: dia 18 - Av. Ana Costa x orla e Av. Floriano Peixoto (defronte ao Miramar Shopping); dia 19 - Ana Costa x R. Carvalho de Mendonça e Ana Costa x Rua Cunha Moreira; dia 20 – Praça José Bonifácio x Rua Amador Bueno e Praça Mauá x Rua D. Pedro; dia 21 – Av. N. Sra. de Fátima x Rua José Domingues Martins e Terminal Rodoviário.

Ainda como parte da mesma atividade, em um cruzamento da área de percurso do carro estilizado, integrantes da equipe de educação da CET irão distribuir a condutores e pedestres o folheto ‘Você Sabia’, com informações e dicas de segurança no trânsito.

Bikes

No dia 22 (Dia Mundial sem Carro), será a vez dos ciclistas estarem no foco principal da semana. Uma blitz educativa será promovida na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, das 10h às 16h, para orientação dos usuários de bicicletas sobre os cuidados na condução do veículo.

Quem quiser ainda poderá afixar na ‘magrela’ plaquinha com a mensagem “1Bike a +, 1carro a –. Respeite o ciclista. Santos sou + bike”. A todos também será entregue o manual do ciclista, cartilha ilustrada com informações sobre direção segura.

Crianças

Já no dia 23, a segurança no trânsito será abordada com a garotada, no projeto Domingo de Lazer, na orla (entre as avenidas Ana Costa e Conselheiro Nébias), das 9h às 14h.

As crianças vão se divertir em passeio de buguinho pela minipista montada na área do projeto e aprender sobre os cuidados no trânsito.

Parceria

Nos últimos dois dias da semana nacional, a CET e a Secretaria Municipal de Saúde estarão juntas em campanha de apelo por paz no trânsito. Haverá distribuição de folheto e de lixocar (sacolinhas para o carro).

No material, a mensagem ‘Contribua com a paz no trânsito. Caminhando, dirigindo ou pedalando seja responsável, educado e gentil’. O trabalho será desenvolvido das 10h às 12h e das 14h às 16h.

Locais: dia 24 – Av. Presidente Wilson x canal 1 (manhã) e Praça Mauá x R. D. Pedro (tarde); dia 25 – Av. Senador Dantas x Av. Perimetral (manhã) e R. Carvalho de Mendonça x canal 2 (tarde).

Colunas

Contraponto