X

Cotidiano

Câmara de Santos retorna com projetos de interesse do Executivo

Matéria que trata da redução das incorporações para 10% ao ano e outra que se refere à padronização de passeios públicos serão votadas em redação final

Da Reportagem

Publicado em 03/08/2017 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Além dos projetos de redução da incorporação e da padronização das calçadas, Câmara também deverá votar proposta de incentivo a empresas de call center / Rodrigo Montaldi/DL

Com o término do recesso parlamentar, a Câmara de Santos retoma as sessões ordinárias hoje com projetos de interesse do Poder Executivo em pauta.
O primeiro (projeto de emenda à lei orgânica 06/2017) altera para 10% o índice anual de incorporação de salários dos servidores ocupantes de cargos comissionados. Já o outro (projeto de lei complementar 65/2015) aborda a padronização, execução, reforma, manutenção e conservação dos passeios públicos.Ambos são de autoria do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e tramitam em redação final.

O Executivo santista tinha expectativa de que a redução no índice anual de incorporação de salários dos servidores ocupantes de cargos comissionados fosse aprovada ainda no primeiro semestre. O projeto foi enviado à Câmara no início de maio, e aprovado em primeira discussão no dia 29 do mesmo mês.

No entanto, com a apresentação de emendas pelos vereadores Rui de Rosis (PMDB) e Telma de Souza (PT), o projeto sofreu com adiamentos.  Além disso, o Legislativo precisou aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano e o Plano Plurianual (PPA) 2018/2021, o que contribuiu para que o projeto se arrastasse até o segundo semestre. 

Calçadas

O projeto de lei complementar 65/2015, conhecido também como Programa Calçada Para Todos, se arrasta há dois anos pelo Legislativo. Ele foi aprovado, em primeira discussão, e só voltou à pauta em junho passado. 

Inicialmente, era para ter sido votado no dia 12, mas sofreu o primeiro adiamento a pedido da vereadora Telma de Souza (PT), que solicitiou maior tempo para que os vereadores que entraram na atual legislatura pudessem ficar a par do tema e ter possíveis dúvidas sanadas por técnicos da Prefeitura. 

A proposta passou em segunda discussão no dia 22 de junho, quando o vereador Fabrício Cardoso (PSB) apresentou duas emendas ao projeto. 

A primeira suprime o artigo o inciso 2 do artigo 36, que permitia que a Prefeitura aplicasse multas diárias para quem descumprisse as disposições previstas na lei até que a situação fosse ­regularizada.

Já a segunda deixa claro que quem fez a calçada obedecendo este decreto não precisará alterar a calçada. Mas cria um parágrafo segundo determinando que, se houver reparo a partir de 60% da área, aí sim terá que ser refeita obedecendo à nova lei. 

Como ambas precisavam receber o parecer da Comissão de Justição, Redação e Legislação Participativa, o projeto também seguiu para ser votado no segundo ­semestre.

Outros itens

A primeira ordem do dia do Legislativo santista após o recesso conta com 20 itens.

Além do ‘Calçada Para Todos’, outro projeto que será votado hoje se arrasta desde a última legislatura. Trata do projeto de lei complementar 23/2014, que sispõe sobre o manejo de árvores, de autoria do vereador Benedito Furtado (PSB). 

Também será votado o projeto de lei complementar 26/2017, conhecido como a ‘Lei do call center’. De autoria do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, a proposta é uma reedição do projeto feito pelo então prefeito João Paulo Papa (PSDB), em 2010, e visa dar incentivos para empresas do setor, a fim de gerar empregos na cidade.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter