X

Cotidiano

Câmara autoriza parklets em Guarujá

Trata-se de uma alternativa rápida e eficaz para áreas desprovidas de espaços públicos

Da Reportagem

Publicado em 13/06/2017 às 11:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em São Paulo, o conceito de parklets surgiu em 2012, e sua primeira implantação ocorreu em 2013 / SecomSP

Em sessão realizada na última terça-feira (6), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei n° 033/2017, de autoria do vereador Mário Lúcio da Conceição (PR), que prevê a criação do “Programa de Áreas Verdes de Convivência”, a partir da instalação de “parklets” - estruturas móveis destinadas a extensão temporária de passeios públicos - a exemplo do que já existe em São Paulo e dezenas de cidades dos Estados Unidos.

Trata-se de uma alternativa rápida e eficaz para áreas desprovidas de espaços públicos. Sua implantação permite que uma comunidade reinvente seu próprio espaço de convívio, construindo novos imaginários possíveis de cidade.

Em São Paulo, o conceito de parklets surgiu em 2012, e sua primeira implantação ocorreu em 2013, dando início ao processo de regulamentação. Atualmente, a cidade já conta com 126 parklets implantados – 94 privados e 32 públicos.

Em Guarujá, o projeto tem como principal proposta a ampliação de áreas de lazer, por meio de plataformas sobre áreas do leito carroçável da via pública, equipadas com diversos objetos como bancos, floreiras, mesas, cadeiras, guarda-sóis ou outros elementos de mobiliário.

De acordo com a proposta aprovada pelo legislativo, tanto o projeto, como a construção e manutenção dos parklets serão opcionais e de plena responsabilidade dos proprietários.

“Isso ajudará muito na melhoria da infraestrutura urbana e qualidade de vida das pessoas, humanizando e efetuando a democratização do uso das vias públicas”, destaca o autor da proposta. Para ele, os espaços públicos devem refletir as necessidades e os anseios dos seus usuários.

O texto segue agora para análise do prefeito Válter Suman (PSB), a quem cabe sancioná-la ou vetá-la.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter