X

Cotidiano

Câmara aprova acesso às praias loteadas de Guarujá

O projeto segue à sanção do Executivo. Os loteamentos possuem concessão ­administrativa desde 1997

Carlos Ratton

Publicado em 20/03/2018 às 08:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Já terminou o prazo dado pelo MPF que obriga Prefeitura a administrar os acessos / Luiz Torres/Arquivo DL

Por unanimidade, os vereadores de Guarujá aprovaram o Projeto de Lei 012/2018, de autoria da vereadora Andressa Salles (PSB), líder do prefeito Válter Suman, que obriga os loteamentos da região do Rabo do Dragão - Iporanga, São Pedro, Tijucopava e Taguaíba – a facilitarem o acesso público às praias. O projeto segue à sanção do Executivo. Os loteamentos possuem concessão ­administrativa desde 1997.

De acordo com o projeto aprovado, as administrações dos condomínios deverão informar, através de painéis, em suas respectivas entradas, o número de vagas disponibilizadas para o estacionamento próximo à praia, assim como o número de vagas ocupadas e o tempo médio de espera. O texto também veda a realização de revistas (ou seja, inspeções) aos veículos – iniciativa bastante utilizada ilegalmente pelas ­administrações.    

Outra medida prevista é que a quantidade de vagas destinadas aos visitantes seja, no mínimo, 15 vezes maior do que o número de vagas reservadas aos condôminos. Caso sancionado pelo chefe do Executivo, o novo texto de lei entra em vigor a partir da sua data de publicação no Diário Oficial do Município.

Prazo já terminou

o prazo dado pelo Ministério Público Federal (MPF) de Santos para que a Prefeitura de Guarujá esclarecesse as dificuldades de acesso às praias cercadas por loteamentos de alto padrão.

Ano passado, um hoteleiro foi proibido, com um grupo de agentes turísticos, de acessar a Praia do Iporanga. O Diário denunciou o fato. O MPF também está cobrando explicações da Associação dos Proprietários do Iporanga sobre o que já foi feito pela entidade a respeito da denúncia.

O procurador-chefe da Procuradoria da República no Estado de São Paulo, Thiago Lacerda Nobre, recomendou que a Prefeitura fiscalize as sociedades concessionárias para que estas não impeçam o acesso da comunidade às praias e ao mar. O MPF também quer, detalhadamente, quais foram as medidas tomadas pela Administração.   

Nobre recomendou a criação de um órgão municipal responsável por receber reclamações da população referentes a conflitos referentes ao acesso às praias. O MPF quer a garantia de preservação sem, contudo, impedimento do acesso às praias e ao mar pela ­comunidade local.

Às sociedades, Nobre recomendou que se regularizem, especialmente no tocante ao ingresso no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA), como prevê a resolução 006 do Conselho Nacional do Meio-Ambiente (Conama).

Não incluiu

A Prefeitura de Guarujá assumiu, em janeiro deste ano, a gestão das praias pelos próximos 20 anos, após assinatura de um termo de adesão com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

O documento foi publicado no dia 26 de dezembro último. No entanto, os limites físicos abrangem somente Guaiúba, Tombo, Astúrias, Pitangueiras, Enseada, Mar Casado, Pernambuco e Perequê. As praias cercadas pelos loteamentos não constam no termo.

Sorocotuba

Vale lembrar que a Justiça de São Paulo determinou a retirada de placas ou barreiras que proibiam o acesso de banhistas em geral à praia do Sorocotuba.
Os moradores entraram com recurso, que foi negado pela Justiça.

O Ministério Público já investigava denúncias de que funcionários dos condomínios que cercam o local estavam proibindo o público em geral de frequentar a praia, alegando que se tratava de uma propriedade particular.

Prefeitura

Sobre a gestão do loteamento, a Secretaria de Turismo informa que este questionamento deve ser feito junto à SPU, já que o Município apenas recebe (do órgão federal) a concessão para gestão das praias.

Já sobre o projeto de lei da vereadora Andressa Salles, a Prefeitura informa que ainda não recebeu o autógrafo, e quando isso acontecer, terá seus aspectos políticos e jurídicos analisados pelo Executivo antes de eventual promulgação ou veto.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter