X

Cotidiano

Biometria facial nos ônibus começa a funcionar na segunda-feira

O objetivo é combater fraudes, garantindo que o cartão seja utilizado somente pelo seu titular, real beneficiário do desconto ou ­isenção

Da Reportagem

Publicado em 28/07/2018 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O sistema de reconhecimento facial é para os usuários que utilizam passe escolar e o cartão para pessoas com deficiência

A partir de segunda-feira (30), entra em funcionamento nas linhas de ônibus municipais o sistema de reconhecimento facial para os usuários que utilizam passe escolar (têm desconto de 50% na tarifa) e o cartão para pessoas com deficiência (contam com gratuidade).

A CET-Santos solicitou a implantação da tecnologia à permissionária do serviço de transporte coletivo, autorizando a adoção da biometria para esses dois grupos de usuários. O objetivo é combater fraudes, garantindo que o cartão seja utilizado somente pelo seu titular, real beneficiário do desconto ou ­isenção.

Quando o cartão for encostado no validador para liberação da catraca, a câmera instalada acima vai captar imagens (total de cinco) do passageiro. Elas serão processadas e comparadas com as do banco de imagens (feitas por ocasião do cadastramento do usuário) da ­permissionária.

A liberação da catraca ocorrerá normalmente, mas se posteriormente o sistema detectar divergência entre as imagens, o usuário será convocado para, em sete dias, se justificar.

Caso não apresente explicações, será advertido sobre o bloqueio do cartão em caso de reincidência. O bloqueio poderá ser de 60 dias (1ª reincidência) a 360 dias (terceira).

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter