X

Cotidiano

Beneficiados por programas sociais devem fazer o cadastro único em Cubatão

O registro no Cadastro Único também deve ser feito pelos atendidos em outros projetos de tranferência de renda

Da Reportagem

Publicado em 05/02/2018 às 22:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) em Cubatão deve procurar uma das quatro unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) para se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Segundo o secretário de Assistência Social, Sebastião Ribeiro do Nascimento, cerca de 2 mil pessoas recebem um salário mínimo mensal do BPC na cidade. "O prazo foi prorrogado para dezembro deste ano, mas ninguém deve deixar para a última hora. Quem não efetuar o cadastro pode ter o benefício suspenso", alertou.

O registro no Cadastro Único, que garante o acesso a mais de 20 programas sociais, como Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e o Bolsa Família, também deve ser feito pelos atendidos em outros projetos de tranferência de renda.

"Em Cubatão, há 4.634 inscritos no Bolsa Família. Quem ainda não efetuou o cadastro, deve procurar um dos postos do Cras", orientou Sebastião Nascimento, informando que o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Há unidades na Ilha Caraguatá, Vila Natal, Centro e Nova República.

No caso de idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que tenham dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar, o qual deve levar o CPF de todas as pessoas que moram com o beneficiário e outros documentos pessoais, tais como o RG e comprovante de residência.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, esse cadastramento permitirá ao Governo Federal conhecer melhor quem recebe o benefício. O sistema utilizado no Cadastro Único possibilita o acesso a informações qualificadas sobre a forma de vida das pessoas, como o local de residência, renda e escolaridade. Além disso, possibilita que as famílias saiam da vulnerabilidade a partir do direcionamento a outros programas.

Postos - Estes são os CRAs que atendem os interessados no CadÚnico, das 9 às 17 horas:

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social - Centro
Endereço: Rua Padre Nivaldo Vicente, 41
Centro - CEP: 11510-900
Telefone: 3372-6426 e 3372-3822

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social - Ilha Caraguatá
Endereço: Rua José de Castro, 45
Ilha Caraguatá - CEP: 11535-010
Telefones: 3364-4212 e 3362-4214
 
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social - Jd. Real
Endereço: Rua Jonas de Souza, 100 - Imigrantes I
Jardim Real (Bolsão 9) - CEP: 11534-770
Telefone: 3361-9879
 
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social - Vila Natal
Endereço: Rua dos Cravos, 339
Vila Natal - CEP: 11538-040
Telefone: 3372-1654

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter