X

Cotidiano

Baixada Santista recebe visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal

Entre 20 de junho e 13 de julho, fiéis poderão venerar Maria Santíssima; visita acontece poucos dias após o centenário da aparição às crianças pastoras, na Cova da Iria

Da Reportagem

Publicado em 07/06/2017 às 11:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A chegada, no dia 20, será marcada por uma grande festa / Reprodução

No ano em que a Igreja Católica celebra o centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima às crianças pastoras, a Baixada Santista receberá um presente especial: a visita da imagem peregrina, vinda diretamente do Santuário dedicado a Ela, em Portugal. Entre os dias 20 de junho e 13 de julho serão realizadas missas, terços, carreatas e eventos para marcar a passagem da Virgem.

A chegada, no dia 20, será marcada por uma grande festa. A imagem virá direto do aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, para a entrada de Santos, no cruzamento das avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima, por volta de meio-dia. Na sequência, uma  carreata passará pelas vias centrais da cidade, fará uma breve parada na frente da Santa Casa de Misericórdia e  da Beneficência Portuguesa - dois dos maiores  hospitais  da região - e seguirá para a Catedral, onde permanecerá até a sexta, dia 23, quando   começará,  de fato, sua   peregrinação pelas cidades de Santos, Guarujá e Cubatão.

O evento é realizado pela Diocese de Santos. O padre Claudenil  Morais, pároco da Catedral,  explica que essa é uma das imagens que deixa o santuário português em missão. A última vez que esteve em Santos foi em 2015. “A mensagem de Maria é muito bela e forte, de amor, compaixão e perdão. Após ser venerada em diversos países do Mundo,  vamos recebê-la aqui com muito carinho. E a visita torna-se ainda mais representativa por esse ser o ano do centenário das  aparições, poucos dias  depois de os pastorinhos  Jacinta e  Francisco serem   canonizados pelo Papa Francisco. Isso representa muito para a nossa fé”, pontuou.

O sacerdote detalha que as paróquias prepararão atividades específicas durante a passagem   de   Nossa   Senhora   de   Fátima.   “Cada   igreja,  em   particular, realizará sua programação, seja com missas, rosários, eventos ou grupos de orações. Será   um   momento   muito   particular   e   representativo”,   explicou   o   padre, ressaltando  que de acordo com  a  programação prevista,  a  imagem deve seguir  de uma  comunidade a  outra em pequenas  carreatas.  “Assim,  mais pessoas   poderão   contemplar   a   Mãe   de   Jesus,   e   sua   mensagem   será difundida de forma efetiva”.

Os fieis poderão conferir toda a programação nas fanpages do Facebook da Catedral de Santos (https://www.facebook.com/Catedraldiocesedesantos) e da Diocese (https://www.facebook.com/diocesedesantos).

Confira o calendário resumido – sujeito a alterações:

20   de   junho -   Chegada   da   Imagem   vinda   do   Aeroporto   de Guarulhos, de carro particular, até a entrada de Santos, ao meio dia. Destino: Catedral   de   Santos,   com   duas   paradas   na   Santa   Casa   e   na Beneficência Portuguesa.

23 de junho -  Saída da Catedral de Santos para o Ferry Boat, seguindo para a Igreja Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, no Centro do Guarujá.

25 de junho - Saída da Imagem da Igreja Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro à Catedral de Santos.

26 de junho - Saída da Imagem da Catedral para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

27 de junho - Saída da Imagem da Paróquia Nossa Senhora Aparecida para a Igreja SantaCruz

Dia 28 de junho - Saída da Imagem da Igreja Santa Cruz para a Paróquia São Judas Tadeu.

2 de julho - Saída da Imagem do Carmelo São José, ao lado da Paróquia São Judas Tadeu, para a Igreja Coração de Maria.

4 de julho - Saída da Imagem da Igreja Coração de Maria para a Catedral.

6 de julho - Saída da Imagem da Catedral para a Igreja Nossa Senhora do Rosário da Pompeia.

7 de julho - Saída  da  Imagem  da  Igreja Nossa Senhora  do  Rosário da Pompeia  para a Paróquia São Paulo Apóstolo.

9 de julho - Saída da Imagem da Paróquia São Paulo Apóstolo para a Catedral de Santos.

10 de julho -  Saída da Imagem da Catedral para a entrada da Cidade, de onde seguirá para a Igreja São Francisco, em Cubatão.

13 de julho - Saída da Imagem da Igreja São Francisco, em Cubatão, para o Aeroporto de Guarulhos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter