06h : 55min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Bairro Nova Mirim, em Praia Grande, recebe vacinação antirrábica

Ao longo de todo mês de março, o serviço está sendo disponibilizado gratuitamente em todas regiões da Cidade

Comentar
Compartilhar
15 MAR 2017Por Da Reportagem13h01
Município não registra casos de raiva há 19 anosFoto: Divulgação

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande confirmou que o Bairro Nova Mirim (Usafa Mirim – Avenida Nossa Senhora da Conceição, nº 400) receberá no dia 20 o posto itinerante da vacinação antirrábica. Ao longo de todo mês de março, o serviço está sendo disponibilizado gratuitamente em todas regiões da Cidade. O Município não registra casos de raiva há 19 anos.

A Divisão de Saúde Ambiental e Proteção à Vida Animal da Sesap é a responsável pelas ações que serão desenvolvidas. A vacinação antirrábica itinerante já ocorre nos bairros: Boqueirão, Sítio do Campo, Tupi, Ocian, Anhanguera, Ribeirópolis e Samambaia. Nesta quarta-feira (15), os trabalhos estão agendados para o Caiçara.

Os proprietários de cães e gatos devem respeitar algumas normas para poderem vacinar os bichinhos em segurança. O animal deve ter, no mínimo, mais de três meses de vida e estar em perfeitas condições de saúde; os proprietários são responsáveis pela contenção do animal para a vacinação; em caso do cão ser bravo, é necessário que o dono providencie e leve a focinheira.

Importante destacar também que a vacina anitrrábica é anual. Desta forma, o proprietário do animal deve se certificar que o mesmo não foi vacinado nos últimos 12 meses, evitando qualquer tipo de reação adversa à aplicação da dose.

Raiva

Praia Grande atingiu em 2017 uma marca importante na área da saúde. São 19 anos sem registrar nenhum caso de raiva animal. Monitoramentos são realizados periodicamente nos bairros da Cidade, afastando a possibilidade de ocorrências deste tipo. A doença ocorreu nos últimos anos apenas em locais isolados do Estado de São Paulo e o Município está fora dessa zona de risco.

Confira a lista dos bairros que ainda receberão o posto itinerante da vacinação, que ficarão próximos das unidades de saúde dessas regiões:

Dia 15 – Caiçara - Rua Mathilde de Azevedo Setubal, nº 630
Dia 16 – Melvi – Usafa Melvi - Rua João Caetano, nº 101
Dia 17 – Real – Usafa Real - Rua das Begônias, nº 453
Dia 20 – Nova Mirim – Usafa Mirim – Avenida Nossa Senhora da Conceição, nº 400

Colunas

Contraponto