X

Cotidiano

Audiência pública discute fim do D.O. em Santos hoje

Discussão contará com especialistas e autoridades. Iniciativa é do mandato de Telma de Souza

Da Reportagem

Publicado em 18/08/2017 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Prefeitura de Santos anunciou que as edições impressas do Diário Oficial deixariam de circular a partir de 14 de agosto, o que dividiu opiniões de munícipes / Reprodução

A Câmara de Santos realiza nesta sexta-feira (18), a partir das 14 horas, debate sobre o fim do Diário Oficial de Santos e a transparência pública. A discussão contará com especialistas e autoridades.

Criadora do D.O. Urgente enquanto prefeita, a vereadora Telma de Souza critica a interrupção da impressão da publicação. A parlamentar avalia que ao fim do D.O., conforme decidido pela Prefeitura de Santos, retrocederá no acesso à informação e na transparência dos atos públicos. O posicionamento de Telma foi registrado em requerimento aprovado em plenário.

Já confirmaram presença na mesa de debates o secretário de Comunicação de Santos, Luiz Dias Guimarães, o diretor de base do Sindicato dos Jornalistas Carlos Ratton e o presidente do Sindicato da Indústria Gráfica de Santos e Região, Jorge Caetano Fermino.

De acordo com a ex-prefeita, a Prefeitura vai na contramão das práticas de governança pública quando interrompe a distribuição do D.O., o que se confirmou nesta sexta-feira (11), data da última versão impressa do D.O. “Não se faz economia eliminando transparência e informação”, critica Telma, se referindo à avaliação da Prefeitura de que a suspensão da publicação se dará por motivos econômicos.

Telma destaca que o D.O. é uma ferramenta que faz parte da rotina dos santistas, que vão regularmente às bancas para buscar o jornal.

“Do primeiro ao oitavo ano da Administração Democrática Popular em Santos, a tiragem do D.O. passou de 5 mil para 30 mil exemplares, o que demonstra, inequivocamente, que a população abraçou o jornal como sua fonte de informação sobre as atividades na Cidade e os serviços públicos existentes. Mais ainda: Santos possui uma densa fatia populacional de idosos, habituados com a leitura impressa, além da cidade não amplamente tomada por pontos de wi-fi”.

Histórico

A criação e publicação diária do D.O. se deu formalmente em 1989, no governo Telma de Souza.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter