Entrada da Cidade

Atividades de lazer e culturais marcam a Virada Inclusiva em Guarujá

Evento aconteceu na Praça dos Expedicionários e celebrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Comentar
Compartilhar
05 DEZ 2018Por Da Reportagem04h30
Virada Inclusiva foi realizada na última segunda-feira (3)Foto: Divulgação/PMG

Com o objetivo de dar maior visibilidade à presença da pessoa com deficiência na sociedade, a Prefeitura de Guarujá realizou na última segunda-feira (3), a Virada Inclusiva. O evento aconteceu na Praça dos Expedicionários (Pitangueiras) e celebrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Quem passou pelo local, pôde presenciar uma grande festa da inclusão, com atividades de lazer, culturais e esportivas. Para Ieda Rosa dos Santos, mãe de Messias Emanuel dos Santos, diagnosticado com microcefalia foi uma tarde muito divertida.

"Meu filho sempre participou de tudo, nunca o exclui de uma atividade por ser deficiente. Esses momentos trazem alegria, ele fica mais calmo e concentrado", afirmou Ieda Santos, que está na sua quinta participação na Virada Inclusiva.

A alegria foi a palavra de ordem da Virada, em Guarujá. As entidades deram um verdadeiro show nas apresentações musicais, contagiando todo público presente. Além das atrações culturais, teve banho de mar com uso de cadeiras anfíbias, esporte adaptado, aferição de pressão, entre outras atividades. Na praça, foi montada uma estrutura para jogos adaptados, possibilitando a participação de portadores de qualquer tipo de deficiência.

"Nossos filhos têm limitações, mas são capazes de conviver, brincar e interagir. Todo dia é dia do deficiente, as pessoas precisam abrir a mente para essa realidade", ressaltou Lilian Camargo de Souza, mãe de três filhos com deficiência intelectual.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Relações Sociais (Seres), por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, além das Secretarias de Cultura, Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social; Educação, Esporte e Lazer, além do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Entidades participantes: Associação dos Deficientes da Ilha de Santo Amaro (ADISA), Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Guarujá (APAAG), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Instituto Expressão do Silêncio, Residência Inclusiva, Centro de Recuperação de Paralisia Infantil e Cerebral de Guarujá (CRPI) e Lar das Moças Cegas (Santos). Parceiros: Refresh Brasil e Pet Shop Quatro Patas.

Virada Inclusiva

A iniciativa foi idealizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência para dar maior visibilidade à presença da pessoa com deficiência na sociedade, por meio de manifestações de arte, cultura, esporte e lazer. A Virada Inclusiva comemora também, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – 3 de dezembro – instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992.

Colunas

Contraponto