X

Cotidiano

Artigo - PSDB: nem oposição, nem situação, muito pelo contrário

Confira o artigo de Nilton Tristão para o jornal Diário do Litoral

Da Reportagem

Publicado em 08/08/2017 às 20:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Por Nilton Tristão

O que se pode esperar de um partido político que, das últimas seis eleições presidenciais, venceu duas e ocupou o segundo lugar nas outras quatro? No mínimo, o protagonismo tenaz e a liderança ativista na condução dos debates temáticos de interesse estratégico para o desenvolvimento do país. 

Pois bem, desde a queda da presidente Dilma Rousseff a nação vem sendo pautada unicamente pelas controvérsias entre as reformas encaminhadas por Michel Temer em contraposição à “dialética amargurada” do realismo petista, enquanto os tucanos mantêm-se prostrados, mirando o firmamento em contemplação ao contínuo espaço-tempo, onde a sequência dos eventos depende da localização em que se encontra posicionado o observador. 

Diante desse horizonte de eventos, o PSDB permanece brindando a sociedade com discussões de relevâncias duvidosas, como a saída ou manutenção do senador Aécio Neves da presidência nacional da agremiação, ou a antecipação, ainda para esse ano, das prévias que definirão a candidatura ao palácio do planalto de 2018, como se a vitória eleitoral porvindoura fosse algo predeterminado e irremissível. Ainda promove reuniões com seus caciques, como aquela realizada em São Paulo no dia 10/07/2017, em que decidiram de maneira deliberativa e enfática que não era o momento para se decidir absolutamente nada. A divisão da bancada durante a sessão que apreciava a aceitação ou rejeição da denúncia proposta pela Procuradoria-Geral da República contra o chefe do poder executivo, quando vinte e um parlamentares optaram pelo “sim” e outros vinte e dois sufragaram a opção pelo “não”, passou a personificar a imagem mais bem acabada do que atualmente simboliza o PSDB para o restante da nação. 

Em suma, um grupo fraturado, incapaz de olhar por cima do muro, e para além de suas fileiras encasteladas nos cargos das administrações públicas. Pois já faz algum tempo que os sociais democratas brasileiros perderam a referência do refinamento político e elegância intelectual de Fernando Henrique Cardoso, além das convicções, robustez e coerências de tantos outros líderes do passado. Não compreenderam que a borda de um buraco negro é conhecida como um ponto de não retorno, no qual nem mesmo a luz pode escapar. No instante em que o universo tucano incorpora o papel de coadjuvante na delineação da presente narrativa, qual seria o motivo fático para o eleitorado entregar-lhes posteriormente o papel de galã principal do enredo? Deveriam saber na ocasião, que qualquer segmento representativo da sociedade que exista da autojustificativa de seus próprios interesses, reentrâncias e postulados, mesmo que inconscientemente, passará a construir os mecanismos necessários para a promoção das mudanças nos quadros dirigentes, que no futuro próximo serão os responsáveis por conduzir os desígnios da república. Assim foi na França, assim será no Brasil, assim caminha a humanidade.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter