X

Cotidiano

Alunos de escola de Santos participam de ação para limpeza da praia

A ação faz parte da comemoração dos 90 anos da Lourdes Ortiz, além de também ser alusiva ao Dia da Água, Dia da Terra e Dia Mundial do Meio Ambiente

Da Reportagem

Publicado em 24/04/2018 às 19:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Alunos participaram de um mutirão de limpeza de microlixo na faixa de areia / Divulgação/PMS

Poderia ter sido uma manhã de aula como qualquer outra, realizada dentro da classe, mas nesta terça-feira (24), cerca de 70 alunos de 8º e 9º anos da escola municipal Lourdes Ortiz (Ponta da Praia) foram até a praia participar de um mutirão de limpeza de microlixo na faixa de areia entre o Aquário e o canal 6. A ação faz parte da comemoração dos 90 anos da unidade, além de também ser alusiva ao Dia da Água (22 de março), Dia da Terra (22 de abril) e Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

Com luvas e sacos de plástico e de papel, os estudantes recolheram todos os resíduos que encontraram. "As pessoas poluem a Cidade e não gosto disso. Esta ação é legal para conscientizar sobre a conservação do meio ambiente", disse a aluna Ana Vitória Belluzzo de Jesus, 13.

João Pedro Dantas, 13, também gostou de  colaborar com a iniciativa. "Já fiz a mesma coisa em outra escola em que estudei. Isso é importante para a natureza. Penso que todos precisam criar o hábito de trazer sacolas para a praia e recolher o próprio lixo", completou.

Microlixos e resíduos

Durante quase uma hora, os adolescentes tiraram das areias diversos materiais, como preservativos usados, velas, tampas plásticas, cacos de vidro, latas de cerveja vazias, pedaços de madeira e plásticos em geral. Todo lixo foi separado e será recolhido pela coleta seletiva na próxima sexta-feira (27).

De acordo com a professora de ciências e responsável pela atividade, Kátia Rua, o objetivo é despertar no estudante um olhar para o bairro em que a escola está inserida; para as características do espaço e também para a questão ambiental. "Com este trabalho também podemos constatar o tipo e a quantidade de lixo descartado e como está a conscientização das pessoas que frequentam a praia", explicou.

O jornalista Marcos Miguel França participou da ação como voluntário. "Gosto de colaborar com a escola e acredito que o processo de educação ambiental deve começar pelas crianças, a fim de formar cidadãos conscientes". Os professores da escola Liane Domingues, Marili Cordeiro, Ziza Santos e Luiz Carlos Lopes da Silva também acompanharam a iniciativa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter