X

Cotidiano

Aliar passado e futuro é missão da nova diretoria do IHGS

Instituto Histórico e Geográfico de Santos completa 79 anos de preservação e difusão de conhecimento

Rafaella Martinez

Publicado em 19/01/2017 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O maior compromisso do grupo comandado pelo advogado e empresário Lupércio Mussi será o de concretizar a construção do Museu Histórico de Santos na sede do IHGS / Matheus Tagé/DL

Integrar a sociedade santista resgatando a história com uma roupagem moderna aliada à tecnologia de ponta. Esse é o objetivo da nova diretoria que toma posse hoje, às 20h, no mesmo dia em que o Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS) completa 79 anos de existência.

O maior compromisso do grupo comandado pelo advogado e empresário Lupércio Mussi será o de concretizar a construção do Museu Histórico de Santos, que deverá ser erguido na área pertencente à instituição na Avenida Conselheiro Nébias, 689, no Boqueirão.

“O casarão onde o instituto está instalado é o mais antigo edifício fora do Centro Histórico de Santos, datado de 1886. Trabalhamos em um projeto de restauro dos moldes originais e construção de uma edificação moderna que converse com a antiga”, destaca o jornalista Sergio Willians, secretário geral do IHGS.

Na visão de Lupércio, a principal função da instituição é ter um caráter cultural-educativo, o que será potencializado com a instalação do museu. “Queremos que todas as gerações de santistas tenham a oportunidade de conhecer, de forma lúdica e moderna, a rica história de Santos. Para isso vamos dispor do uso de ferramentas tecnológicas, a exemplo do que já existe em espaços como o Museu da Língua Portuguesa e Museu do Amanhã”, aponta.

O projeto do Museu Histórico de Santos está sendo elaborado e buscará parcerias, via poder público e incentivos fiscais para ser desenvolvido.

Projetos

Além do museu, as novas diretrizes do IHGS serão intensificar o caráter de difusão da entidade, com a retomada da publicação Almanaque de Santos (revista), Almanaque Santista (coleção escolar), além de livros e projetos no ambiente digital e radiofônico.

A ideia também é criar uma biblioteca virtual em nuvem, com uma coletânea digitalizada de obras de autores santistas dos mais variados gêneros.

“O espaço é um patrimônio de todos, além de ser um resgate da memória afetiva dos santistas. Queremos resgatar e fixar a história para a eternidade”, finaliza o tesoureiro José Geraldo Gomes Barbosa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter